Solicitação gratuita de dados públicos de campos marítimos maduros

74

A diretoria da Agência Brasileira de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quinta-feira a disponibilização, de forma gratuita, dos dados pre-stack dos levantamentos sísmicos 2D e 3D públicos localizados em áreas marítimas que possuem campos maduros. Resumindo, qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira poderá acessar os dados públicos que estão armazenados no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP).

As entidades que obtiverem dados pre-stack terão a responsabilidade de processá-los conforme os padrões estabelecidos pela ANP e retornar os resultados processados em um prazo máximo de 12 meses à Agência, enriquecendo ainda mais o acervo técnico nacional. Esta sinergia entre a ANP e as partes interessadas promoverá um ambiente de colaboração e inovação, essencial para enfrentar os desafios do setor.

Desde 2021, já estavam disponíveis, de forma gratuita, dados técnicos públicos de bacias sedimentares terrestres, com exceção dos pre-stack, incluídos em 2022. Os procedimentos para solicitação e retirada dos dados estão disponíveis na página Acesso aos Dados Técnicos (https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/dados-tecnicos/acesso-aos-dados-tecnicos).

De acordo com a Resolução ANP nº 749/2018, campo de petróleo ou de gás natural maduro é o que atingiu produção maior ou igual a vinte e cinco anos ou cuja produção acumulada corresponda a, pelo menos, 70% do volume a ser produzido previsto, considerando as reservas provadas.

Espaço Publicitáriocnseg

Os levantamentos sísmicos são os que utilizam equipamentos e análises para obter informações sobre reservatórios de petróleo e gás natural e os dados pre-stack são os dados sísmicos de campos brutos, sem nenhum tratamento.

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui