#Somos99porcento

Propostas para salvar economia e saúde dos brasileiros.

Vamos repetir os erros de 2008? Salvação para os 1% e precarização para os 99%?” A pergunta é feita no artigo “Pandemia: lições aos 99%”, que os economistas Helio Silveira e Gustavo Galvão e o jornalista Rogerio Lessa publicaram no site da Aepet. Aqui, um resumo das propostas para beneficiar 99% da população, e não o 1% que sempre lucrou dominando o Estado, os rentistas:

Garantir a Renda Vitalícia Universal (com compensação anual na declaração do IR) – Projeto de Eduardo Suplicy;

Plano Emergencial de Guerra contra a Peste Assassina, com a mobilização das FFAAs (logística) e bombeiros em reforço às equipes de saúde;

Verbas irrestritas aos institutos para desenvolvimento da vacina;

Verbas governamentais irrestritas e complementares aos governadores e prefeitos para aquisição dos aparelhos emergenciais necessários;

Organização da sociedade civil para coordenar as ações de solidariedade.

 

Justiça sem sair de casa

Para facilitar a vida de todos, que não vão precisar mais sair de casa pra resolver seus problemas de Justiça, Gouvêa Advogados – GAA lançou a Plataforma GAA Resolve (gaaresolve.com.br). O escritório já tinha mergulhado no mundo virtual desde o ano passado, quando assinou parceria com a startup Justify – Justiça, simples e digital.

Mesmo nesse período de proibição de ações presenciais é possível buscar solução para os conflitos, negociação de contratos desrespeitados; pedidos online de divórcio; de divisão de bens; de acerto de dívidas; também buscar informação sobre o que é legal e o que não está conforme os julgamentos jurisprudenciais; pedir mediação ou conciliação para as questões mais difíceis; e iniciar processos judiciais”, afirma a advogada Luciana Gouvêa.

 

Profissão concorrida

A realização de exames presenciais para certificar agentes autônomos de investimentos foi interrompida por mais de dois meses devido à pandemia. Mais de 2,3 mil candidatos aguardavam para realizar as provas e ingressar na carreira, informa a Associação Nacional das Corretoras de Valores Mobiliários (Ancord), responsável pela certificação e credenciamento destes profissionais no Brasil.

A partir de julho, a entidade passou a oferecer as provas de forma totalmente remota. Mais de 500 candidatos se inscreveram para prestar o exame online na primeira semana. Este ano já soma 3.488 candidatos e 1.842 habilitados. Em junho, eram 10.405 credenciados, 210 a mais do que em março, antes da pandemia.

O próximo passo será implementar as provas remotas para o Programa de Qualificação Operacional (PQO), certificação obrigatória para profissionais da B3.

 

Bomba

Entidades dos caminhoneiros autônomos pedem ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que suspenda o processo de venda das refinarias da Petrobras. Alertam que os preços, já inflacionados, subirão ainda mais.

 

Ex-embaixador

A nota “Telinha”, publicada em 11 de agosto, mereceu correção feita pela TCL. A empresa chinesa informa que o jogador Neymar não é mais embaixador da marca desde 2019, quando encerrou-se o contrato entre as partes.

 

Pátria dos bolsonaristas

O jogo ainda está em andamento, mas por enquanto a estratégia da Suécia contra a Covid (fraco isolamento para reduzir as perdas econômicas) perde de 7×0: a economia desabou 8,6%, contra 3,2% na vizinha Finlândia. Em mortes, foram 567 por milhão, ante apenas 60 na Finlândia.

 

Rápidas

O CPDE da FGV Direito Rio lançou o Prêmio FGV Direito Rio – Melhores Práticas em Regulação, que visa dar visibilidade às boas práticas de agências reguladoras de todo o Brasil. As inscrições estão abertas até 15 de setembro *** Na próxima terça-feira, o CAMP Mangueira vai conversar com a publicitária Marianna Santhos, coordenadora digital da Rebento.CC, sobre como fazer negócios nas redes sociais, no perfil @campmangueira *** Nesta segunda feira, às 18h, a ativista social Janaina Bemvindo, do coletivo A Liga, conversa com TIGO Produtor Cultural, atual presidente da Mostra de Arte das Favelas e Produtor do Batalha da Lapa. Tema: arte de rua como ferramenta de resgate e transformação de vidas. No Facebook @janainabemvindo

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Moeda chinesa na mira dos bancos centrais

Participação como reserva internacional ainda é baixa… por enquanto.

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

População de países emergentes fica ainda mais pobre

Perda de renda foi 2x maior que nas nações ricas.

Pagamento indevidos: TCU encontra 11% de inconsistências no INSS

‘Falhas afetam a confiabilidade do banco de dados’ de benefícios previdenciários.

Investimentos de brasileiros em paraíso fiscal ultrapassam US$ 558 bi

Os ativos foram realizados principalmente em paraísos fiscais.

Moeda chinesa na mira dos bancos centrais

Participação como reserva internacional ainda é baixa… por enquanto.