Sonepar amplia frota sustentável com caminhões a gás

152
Caminhão da Sonepar (Foto Divulgação)
Caminhão da Sonepar (Foto Divulgação)

Em mais um movimento estratégico rumo à descarbonização de suas operações, a Sonepar Brasil anuncia a ampliação de sua frota logística sustentável com a incorporação de três caminhões movidos a gás natural, do modelo Scania G460, somando-se às três vans elétricas já operacionais na empresa. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com o Acordo de Paris e com a meta global do grupo Sonepar de reduzir em 46,2% as emissões de CO₂ provenientes de sua frota e edifícios até 2030.

Os caminhões a gás serão utilizados em rotas interestaduais com distâncias de 800 a 1.100 quilômetros, realizando entregas e coletas em fornecedores estratégicos. Além de reduzirem em até 26% as emissões de poluentes, esses veículos operam com um combustível 12% mais econômico que o diesel, contribuindo para a otimização de custos logísticos e ganhos em eficiência energética da companhia.

A nova frota está distribuída para fortalecer a capilaridade do Grupo Sonepar, atendendo principalmente rotas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Paraná. Já as vans elétricas, utilizadas principalmente para entregas urbanas, operam em dez cidades da região metropolitana de Campinas, reduzindo a emissão de carbono nas entregas de última milha.

“Como maior distribuidor de materiais elétricos do Brasil e do mundo, temos a responsabilidade de liderar pelo exemplo e impulsionar transformações sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos. A ampliação da nossa frota sustentável representa mais do que uma evolução logística: é um passo estratégico para construir uma operação de baixo carbono, eficiente e alinhada aos compromissos climáticos globais. O uso de carretas a gás nas rotas interestaduais não só reduz significativamente as emissões de CO₂, como também reforça nossa posição de liderança em inovação e sustentabilidade no setor”, afirma Kairo Porfírio, Diretor de Logística da Sonepar América do Sul.

Espaço Publicitáriocnseg

Além da renovação da frota, a Sonepar implementou mudanças estruturais em seus processos logísticos. A tradicional combinação “palete + filme plástico” foi substituída por recipientes retornáveis, que aumentam a capacidade de carga, reduzem o uso de madeira e plástico, e minimizam as emissões relacionadas ao transporte. A medida também permite uma melhor ocupação dos veículos e redução nas frequências de envio.

Outra ação de destaque é a substituição das caixas de papelão por embalagens biodegradáveis, promovendo uma embalagem mais eficiente, com menos uso de materiais e mais agilidade nos processos de separação e expedição.

“A ampliação da frota sustentável é uma iniciativa ligada à redução dos escopos 1 e 2 de emissões de gases de efeito estufa. Essa é uma das ações que possuem um papel protagonista dentro da nossa estratégia de sustentabilidade, uma vez que influencia não apenas nossas operações diretas, mas também impacta e fortalece toda a cadeia ao incentivar soluções mais limpas e eficientes. Ao integrar práticas de logística verde, a Sonepar reforça seu compromisso com uma transição energética eficiente e com o impulsionamento do progresso para as futuras gerações”, afirma Bianca Bricio, Gerente de Sustentabilidade da Sonepar América do Sul.

Portfólio Verde

As iniciativas fazem parte do plano estratégico da companhia para 2025, conectado diretamente aos critérios do Portfólio Verde da Sonepar — que visa promover produtos, soluções e serviços alinhados às melhores práticas ambientais. Além disso, como parte de seu Propósito, a empresa investe ativamente na capacitação da força de vendas para oferecer consultorias personalizadas em eficiência energética e sustentabilidade aos clientes.

Com essas ações, a Sonepar não apenas fortalece seu papel como agente de transformação na cadeia de suprimentos, como também assume o protagonismo em um dos maiores desafios da atualidade: viabilizar uma logística mais limpa, eficiente e alinhada aos compromissos climáticos globais.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui