O economista Carlos Lessa ironizou a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central de engessar a taxa básica de juros (Selic) em 8,75% ao ano. Após lembrar que, atualmente, o Brasil possui a terceira maior taxa de juros real do mundo, Lessa acrescentou: “O Meirelles (Henrique Meirelles, presidente do BC) está querendo voltar para o primeiro lugar. Ele deve sonhar com isso.”
Poder
Bric é o tema do “Encontro no Incaer” deste mês. O professor Severino Bezerra Cabral Filho falará sobre o grupo de nações que pode tornar-se a maior força na economia mundial até 2050, superando as economias dos países do G7. Além da importância econômica, os Brics tenderiam a aumentar sua influência política e militar sobre o resto do mundo. O debate será dia 25, às 14h, no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (Praça Marechal Âncora, 15-A, Centro, Rio de Janeiro – RJ).
O petróleo é nosso
Os movimentos sociais realizam, na próxima quarta-feira, marcha em defesa da aprovação do projeto de lei que regulamenta o pré-sal enviado pelo governo ao Congresso. Além dos projetos propostos pelo governo, eles defendem também uma Petrobras 100% pública, retorno do monopólio estatal do petróleo, cancelamento dos leilões das áreas promissoras, investimento do lucro do setor na resolução dos problemas sociais e desenvolvimento de matriz energética limpa. A marcha faz parte da campanha “O Petróleo Tem que Ser Nosso”.
Bambu
Ex-integrante das Brigadas Vermelhas, Cesare Battisti reuniu-se, esta semana, com o editor Evandro Martins Fontes, da editora Martins Fontes, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para debater a publicação do livro autobiográfico Ser Bambu, penúltima obra de uma trilogia sobre a trajetória de Battisti, da fuga na Itália, passando pela vida clandestina no Brasil até a prisão em que se encontra desde março de 2007, aguardando o julgamento do pedido de extradição do governo italiano, que contesta o direito do Brasil de lhe conceder asilo político.
“Se depois da morte existe a reencarnação, eu quero renascer como bambu, aproveitar a prodigiosa flexibilidade que lhe permite curvar-se a todas as correntes que sempre se reerguem para continuar contemplando os escombros do alto de sua folhagem. Por isso é que preciso fazer uma incursão pelo meu passado distante”, afirma Battisti no livro, que deve ser lançado no fim do ano.
Formação
O ciclo de palestras da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro continua em novembro: no dia 11, “Alteração de Contrato Social e Estatuto”; dia 18, “Regras aplicáveis às assembléias/reuniões no interregno entre o falecimento de sócio e a destinação dada às cotas”; e 25, “Efeitos da falência”. As palestras acontecem na sede da Jucerja (Av. Rio Branco, 10 – 6º andar). Informações e inscrições no site www.jucerja.rj.gov.br
Desordem urbana
As mudanças orquestradas pela Prefeitura do Rio nas regras de construção na Zona Oeste parecem feitas sob encomenda dos especuladores do setor imobiliário e motivaram um irônico comentário do ex-prefeito Cesar Maia: “Essa é a mais grave desordem urbana de todas: a promovida pelo poder de certas elites.”