“Sou uma mulher que acorda na noite de olhos acesos,

126

De corpo aceso
E a alma pedinte
Busca nos livros, na lida, o entendimento
Inventa heróis e depois descobre que o príncipe era sapo.
Sou uma mulher como as outras
Habitada por coisas miúdas
Invadida por Deus.
Amedrontada com a morte e o infinito.
De meias finas e óculos escuros
Ignora as rugas, as veias grossas, o depositado do tempo
Que entendeu delicadamente
Que é uma mulher como as outras.”

(Gloria Maria de Azevedo Barroso, em Uma Mulher Como as Outras,
1o lugar do Prêmio Talentos da Maturidade, III edição, 2001, categoria literatura)

– Terminam no dia 23 de agosto as inscrições do concurso Banco Real de Talentos da Maturidade. Instituído em 1999, Ano Internacional do Idoso, o concurso contempla cinco categorias. Três delas estão abertas somente a pessoas de 60 anos ou mais – literatura (conto e poesia), música vocal e artes plásticas – e têm como objetivos incentivar a participação cultural, valorizar a criatividade e o potencial artístico e ampliar a participação social

– As duas outras categorias, monografia e programas exemplares, estão abertas a pessoas de todas as idades e objetivam, respectivamente, uma reflexão acadêmica sobre a questão do envelhecimento e a identificação e o estímulo a trabalhos de qualidade relacionados à população idosa.

Espaço Publicitáriocnseg

– Poderá participar do concurso, nas categorias artes plásticas, música vocal e literatura (conto e poesia), qualquer pessoa com idade igual ou acima de 60 anos (até 28 de novembro), de todo o território nacional, independentemente do grau de instrução e de ser ou não cliente do banco.

– A categoria monografia está aberta a pessoas de nível superior completo ou em curso, de qualquer idade e a categoria programas exemplares está aberta a todas as iniciativas, em território nacional, individuais ou coletivas, públicas ou privadas, que tenham como foco a pessoa idosa. É necessário que os programas inscritos já estejam implantados e em funcionamento comprovado há, no mínimo, um um ano. Os critérios de avaliação dos trabalhos serão adaptabilidade e aplicabilidade do programa a outras regiões, quantidade de beneficiados, resultados alcançados, relação entre recurso investido e resultado alcançado. Haverá visita ao local, feita por membro da comissão de jurados e um representante do banco.

– É possível a inscrição em mais de uma categoria. Entretanto, apenas um trabalho, em apenas uma categoria, poderá ser classificado e premiado. A inscrição é gratuita e deve ser feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição. A ficha deverá ser entregue junto com o registro do trabalho nas agências pré-determinadas do Banco Real ou pelo correio, com data de postagem máxima de 23 de agosto para o endereço Caixa Postal 68014, São Paulo (SP), CEP 04046-970.

– Junto com a ficha de inscrição, deverão ser entregues a descrição do programa, contendo os itens o que é o programa, por que o programa foi implantado, a quem se destina e como é desenvolvido, quais os resultados e metas alcançadas, quais as suas perspectivas futuras e anexo com fotos, vídeos ou folhetos.
Mais informações pelo telefone 0800 120077.

***

O seminário Marketing Social, Instrumento de Cidadania, que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, abordará os temas “Situação econômica, social e ambiental do Brasil”, “O que é marketing social”, “Formação de parcerias de marketing social” e “Marketing social e o controle da sociedade civil”.
Alguns casos estarão sendo apresentados para ilustrar os temas: Viva Rio, Comitê de Democratização da Informática (CDI), Muito Especial, Transformar (Firjan), Ibase e Fundos Ethical.
Além disso, receberão um certificado de reconhecimento todas as empresas citadas nesta coluna pela execução de projetos de responsabilidade corporativa exemplares.
As inscrições para o seminário estão abertas e são limitadas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 2518-4343, ramal 219.

***

A CoopMult realiza o II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos, patrocinado pelo Sesi/RJ, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Auditório do Senai, localizado à Rua Mariz e Barros, 678, Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
Os principais temas são “Educação e Diversidade”, “Aprenda a Conhecer: Reduzindo as Desigualdades”, “Educação de Jovens e Adultos e o Mercado de Trabalho”, “Educação de Jovens e Adultos e a Escola”, “Educação de Jovens e Adultos – os Movimentos Comunitários e a Família”, “Aprender a Fazer, Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho – Futura Comunidade, Febem de Ribeirão Preto”, e “Aprenda a Ser”.
Mais informações pelo telefone (21) 2233-8926.

***

Começa no dia 19 de agosto e vai até 27 de novembro o curso Planejamento Estratégico para Organizações Sociais, realizado pelo Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj).
Mais informações pelo telefone (21) 2587-7707.

Paulo Márcio de Mello
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Correio eletrônico: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui