O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou um aumento médio de 14% no movimento das vendas no varejo paulistano na primeira quinzena de março na comparação com a primeira quinzena de fevereiro.
Para Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de SP (Facesp), o resultado é atípico e explicado por fatores circunstanciais – e não por uma melhora efetiva no desempenho do comércio.
– Esses números foram influenciados pelo efeito-calendário, já que a primeira quinzena de março teve um dia útil a mais, e pela base fraca de comparação, pois fevereiro contou com o Carnaval, que esvazia o comércio da cidade. Trata-se, portanto, de uma fotografia do momento. Não é possível dizer, ainda, que o mês de março fechará no azul – diz o presidente da ACSP.
Separadamente, houve um aumento de 28,9% nas transações a prazo – puxado pelo setor de móveis e eletrodomésticos – e uma leve retração de 0,9% nas vendas à vista (vestuário, calçados e adereços).
Na comparação com a primeira quinzena de março de 2015 (que teve um dia útil a menos), os resultados do Balanço de Vendas da ACSP indicam uma queda média de 8,85%. Os recuos foram de 3,3% nas comercializações a prazo e de 14,4% nas vendas à vista.
Segundo Burti, não é possível fazer projeções para os próximos meses, uma vez que existem várias incertezas nos cenários político e econômico.
Pedidos crescem 19% na terceira edição do Dia do Consumidor Brasil
O Buscapé Company, plataforma completa de comércio digital, promoveu, nesta quarta-feira (16 de março), a terceira edição do Dia do Consumidor Brasil. Este ano, o evento, criado para estimular as vendas do comércio eletrônico brasileiro por meio de grandes descontos, registrou um número de pedidos 19% maior se comparado à edição anterior, chegando a 562 mil nas 24 horas. Os dados são da E-bit/Buscapé, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, que revela ainda que 52.174 pessoas realizaram sua primeira compra online, incentivadas pela ação.
As ofertas, no entanto, começaram a se intensificar às 20h, na terça-feira (15), e foram até às 23h59 de quarta, atraindo quem buscava por preços menores. As vendas dentro desse período chegaram a R$ 271 milhões com 685.780 mil pedidos. Se considerar somente a quarta-feira, o faturamento foi, nominalmente, 12% maior em relação a 2015, chegando a R$ 224 milhões. No total, 277.877 pessoas aproveitaram as ofertas, cujos descontos chegaram até 60%. Cada consumidor realizou em média 2 compras, sendo que o tíquete médio ficou em R$ 398.
– Os números desse Dia do Consumidor Brasil são significativos, pois apontam um crescimento do comércio eletrônico que contraria o atual cenário de retração do mercado. Os 12% de faturamento a mais que 2015 e as milhares de pessoas que fizeram sua primeira compra online representam o consumidor mais atento e disposto a aproveitar oportunidades de maneira mais eficiente – comenta André Ricardo Dias, diretor-executivo da E-bit/Buscapé.