Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo indicam que, das mais de 6,7 mil ocorrências de roubo, furto e receptação de cargas registradas em 2023, cerca de 27% aconteceram nos últimos três meses do ano. Esse aumento coincide com a maior movimentação comercial do período, em função da Black Friday.
Em 2024, o Brasil enfrentou um aumento preocupante nos casos de roubo de cargas. Somente no primeiro trimestre do ano, o estado de São Paulo registrou 264 ocorrências de roubo e furto, representando um aumento de quase 28% em comparação com o mesmo período de 2023. Este crescimento nos índices de crimes contra transporte de cargas gerou impactos econômicos significativos, com prejuízos que afetam não apenas o setor logístico, mas toda a cadeia de suprimentos e distribuição.
Amanhã, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre o impacto do roubo de cargas no Brasil, com foco no Rio de Janeiro. O debate atende a pedido do deputado Bebeto (PP-RJ). O parlamentar argumenta que o roubo de cargas é um problema sério no Brasil, que afeta a economia, a segurança e a operação de transportadores, trazendo prejuízos para empresas e consumidores, além de representar um risco para os trabalhadores do setor de transporte.
Ele acrescenta que o estado do Rio de Janeiro, devido à sua localização estratégica e vulnerabilidades nas rodovias, enfrenta um volume expressivo de ações criminosas, agravado por desafios como a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, que trata da adoção de um plano para reduzir a quantidade de mortes resultantes das operações policiais.
Segundo Bebeto, os prejuízos decorrentes das cargas roubadas atingiram R$ 1,2 bilhão em 2022, um custo que frequentemente inviabiliza a operação de transportadores e gera impacto direto na cadeia logística e no crescimento econômico do estado. Ele destaca que a falta de segurança também tem levado empresas a migrarem para outros estados.
Com informações da Agência Câmara de Notícias
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