O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira sediada em Minas Gerais especializada no atendimento ao público 50+, reportou ao mercado que a agência internacional de classificação de risco S&P Global Ratings (“S&P”) alterou a perspectiva do Rating Nacional de Longo Prazo atribuído ao banco de ‘brA para ‘brAA-’, com perspectiva para estável.
De acordo com o relatório divulgado pela S&P, a ação de rating reflete “a melhoria no desempenho financeiro do banco, bem como sua capitalização e rentabilidade mais fortes do que a de pares”. A S&P também destacou uma maior rentabilidade durante o primeiro trimestre de 2024, “resultado de uma melhoria na margem e na capacidade do banco de continuar expandindo sua carteira de crédito”.
A agência destaca que o aumento na nota atribuída ao Banco Mercantil reflete uma tendência de melhora contínua no perfil de risco financeiro do banco, que se traduz em menores perdas de crédito e margens financeiras mais robustas.
Para Paulino Rodrigues, CFO do Banco Mercantil, o desempenho financeiro histórico do banco no último ano reforça o reconhecimento da S&P e mostra que a instituição está no caminho certo ao diversificar a geração de receitas tendo um portfólio de produtos e serviços desenvolvidos para as demandas dos clientes.
“A elevação do rating em dois graus reflete o fortalecimento dos níveis de solidez e rentabilidade do Banco Mercantil nos últimos anos. O banco mantém um portfólio de crédito de alta qualidade, aliado a uma gestão de risco eficaz. Além disso, apresentamos elevado patamar de rentabilidade ao acionista e fortes índices de capitalização, demonstrando a capacidade de execução e segurança da instituição”, diz.
O Banco Mercantil passa por uma transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Tem mais de 8,2 milhões de clientes. Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na 5ª colocação dos maiores pagadores de benefícios previdenciários do país.
O Banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua. A instituição já possui uma rede com quase 300 pontos de atendimento distribuídos em 240 cidades pelo país.