Stablecoins, títulos do Tesouro e risco dos derivativos

Crimes com critpomoedas perto de quebrar recorde; um abalo nas stablecoins poderia detonar venda de títulos do Tesouro dos EUA

85
Senador democrata Elizabeth Warren, MA, EUA
Elizabeth Warren (foto oficial da senadora)

Ao utilizar stablecoins para financiar o Tesouro dos Estados Unidos, como pretende o governo Trump, os EUA criaram uma forma de projetar poder financeiro: “Silenciosa, global, baseada em tecnologia e movida por interesses privados alinhados ao Tesouro”, analisa o economista Fabio Ongaro, como vimos aqui ontem. Mas há outra visão, que vê nesse passo estadunidense um enorme risco de crise financeira e econômica global.

Se os projetos de lei Genius e Stable, que estão no Congresso, forem aprovados, os emissores poderão especular nos mercados de derivativos “repo” (mercado de curto prazo) com os títulos do Tesouro que detêm. “Se um grande emissor de stablecoin for derrubado por uma corrida, um grande hackeamento ou uma grande perda especulativa repentina, poderá desestabilizar o maior mercado de valores mobiliários do mundo”, alerta a EIR.

Este ano deve quebrar recordes de crimes envolvendo criptomoedas, com US$ 1,93 bilhão roubados até o momento, de acordo com dados apresentados pelo CryptoPresales.com. O valor é 10% superior ao de todo 2024 e 55% do total de 2022, ainda o ano recorde para crimes envolvendo criptomoedas.

Em discurso no Senado, a democrata Elizabeth Warren (MA) comparou a tentativa de desregulamentação do uso de stablecoins à desregulamentação de derivativos – que levou à crise financeira de 2007/2008. “Esta não é a primeira vez que o Congresso ouviu o setor financeiro e criou um regime regulatório fraco para um produto financeiro inovador. Já vimos essa história antes e sabemos como termina.”

Espaço Publicitáriocnseg

“Vinte e cinco anos atrás, o Congresso aprovou a Lei de Modernização de Futuros de Commodities para apoiar o obscuro mercado de derivativos financeiros. Quase ninguém percebeu. Na época, os derivativos eram um produto financeiro relativamente de nicho”, explicou Warren.

“Então, o Congresso criou um conjunto fraco de regras, repleto de brechas – exatamente como o setor queria. O resultado foi um desastre: os derivativos passaram da periferia do sistema financeiro para o centro (…) Esse projeto de lei ajudou a preparar o cenário para a crise financeira de 2008. O Congresso reagiu após o colapso e limpou a bagunça na Lei Dodd-Frank – mas isso foi muito depois de 10 milhões de famílias terem perdido suas casas e milhões de outras terem perdido seus empregos para a ganância de Wall Street.”

Para alegria dos poucos leitores que acompanham a coluna, este texto encerra a série sobre stablecoins e títulos do Tesouro dos EUA. Mas podemos voltar em edição extraordinária…

Viés de queda

Como a coluna havia analisado, os preços de alimentos em queda reduziram o ritmo da inflação. E o IPCA nem pegou toda a queda de itens como ovos, por exemplo. Não fosse a bandeira amarela na tarifa de energia elétrica, o índice de maio teria ficado bem próximo a 0.

Viés de alta

Em 2025 (até 6 de junho), o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, subiu 13,1%. Fica atrás do DAX (Bolsa de Frankfurt), que valorizou 22%, mas à frente do FTSE (Londres), com 8,1%, da Bolsa de Shanghai (China), com 1%, e do Dow Jones (NY), que subiu só 0,5%; o Nikkei (Japão) caiu 5,4%. O FTSI (Rússia) subiu 21,5%, mas isso após 3 anos de uma montanha-russa de altos e baixos. Os dados foram fornecidos pela Técnica.

Rápidas

O impacto da descarbonização no transporte marítimo e as consequências da reforma tributária no setor são alguns dos temas que serão debatidos pelo IAB nesta quinta-feira, às 14h, em Brasília, com transmissão na TVIAB no YouTube *** 2a1 Cenografia é finalista do “Prêmio Abrasce” na categoria Eventos e Promoções – Natal com 3 projetos *** A 2ª edição da Expovitis Brasil, feira de vinhos do país com rótulos 100% nacionais, acontecerá de 19 a 21 de junho, em Brasília.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui