Só agora

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aplicou a punição máxima ao ex-controlador do Banco Econômico, o ex-ministro Ângelo Calmon de Sá. Ele está proibido de administrar qualquer empresa no país pelo prazo de 20 anos. Segundo a autarquia, responsável pela fiscalização do mercado brasileiro de capitais, o ex-banqueiro foi condenado pela ocorrência de irregularidades na gestão do Econômico, que culminaram na intervenção do Banco Central em agosto de 1995. Foi preciso quase 10 anos para que a inabilitação fosse decidida. O que teria feito o ex-banqueiro ao longo desse tempo?

Quebrados
Durante o XIX Fórum Nacional dos Secretários de Planejamento, que reuniu representantes de 21 estados ontem no Rio, o pernambucano Raul Henry resumiu a situação financeira dos estados após a “renegociação” de suas dívidas, em 1997. “Pagamos correção pelo IGP-M, mais juros de 7%. Para que a arrecadação acompanhe esse ritmo, os PIBs estaduais deveriam crescer 12% ao ano”. Enquanto isso, o Ministério do Planejamento luta contra qualquer indexação do salário mínimo para “não desequilibrar as contas públicas”.

Desânimo
Pesquisa que mede o ânimo da população em relação ao país registra 423 pontos, queda que vem sendo observada desde abril de 2003, quando o índice era de 478. A pesquisa Ânimo Brasil é um projeto da ONG Politicus e tem como objetivo traçar, da forma mais real possível, o nível de satisfação dos brasileiros em relação à atual situação nacional. Para isso, a ONG divulga diariamente essa informação como um verdadeiro termômetro do ânimo da população. Desde março de 2003, quando a pesquisa começou a ser realizada, o último mês de junho foi o que teve o menor índice. Segundo as respostas, o Ânimo Brasil caiu para 423 pontos. Diariamente o índice é recalculado e publicado no site da ONG e pode variar do mais “desanimado” ou “pessimista” – índice zero, que é o mais baixo possível – até “euforia” ou “otimismo” com relação ao Brasil – índice 1.000, que é o limite superior máximo, nunca alcançado na pesquisa.

Auto-risco
No embate desta semana entre a agência de classificação de risco Fitch e o BNDES, com a defesa do banco no sentido de que atua com transparência enquanto os modelos de avaliação das agências representariam verdadeiras “caixas-pretas”, ficou faltando saber quando vai aparecer a medição do risco representada pelo trabalho que os classificadores fazem e divulgam.

Naval
Do secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, sobre a criação do curso de graduação e pós-graduação em Engenharia Naval. “Niterói irá se tornar um importante pólo exportador de tecnologia e mão-de-obra especializada para os setores naval e offshore”. O curso foi inaugurado ontem, em Niterói, na Universidade Federal Fluminense.

Ambiental
Com apoio da Unesco, começa na próxima segunda-feira no Sesc Flamengo (Rua Marquês de Abrantes, 99), a mostra Fica no Rio, com os filmes vencedores do VI Fica, maior festival de cinema ambiental da América Latina, que acontece em Goiás todos os anos. Há produções nacionais e internacionais sobre temas como trangênicos, lixo e desarmamento.

PPP da comida
A Prefeitura de Araruama montou 60 restaurantes populares cobrando a refeição pelo preço de R$ 1,99. A novidade está na forma como o empreendimento está sendo feito: a Prefeitura entra com os alimentos e o dono de restaurante com o local e os equipamentos da cozinha. Essa talvez seja a primeira experiência de uma PPP (parceria público-privada), só que voltada a interesses diferentes.

Pirata eletrônico
A advogada Lara Cristina de Alencar Selem diz que foi vítima de pirataria digital: a obra de sua autoria Estratégia na Advocacia: Planejamento para Escritórios de Advocacia – uma ferramenta para competir (Juruá Editora), está sendo oferecida sob forma de e-book e CD sem a autorização da autora, que promete recorrer à Justiça.

Artigo anteriorDivã
Próximo artigoCafé com leite
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.