O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o Brasil não terá mais apagão por falha do governo. Segundo ele, o governo tem investido em projetos de longo prazo para não prejudicar o fornecimento de energia no país. “Poderá haver a queda de uma rede. Acidente pode acontecer, mas apagão por incompetência governamental, não.”
Traídos
Para o coordenador geral do Sindicato dos Economistas (Sindecon-RJ), Paulo Passarinho, os movimentos sociais que apoiaram o presidente Lula devem procurar uma alternativa para as próximas eleições, já que teriam sido traídos. “O próprio Lula faz questão de dizer que não é de esquerda e não gosta de ser classificado assim”, disse.
Para Passarinho, a esquerda teria sido “estraçalhada” pela mudança programática do governo. “Nessas condições, a única solução é a formação de uma frente ampla”, advoga. O economista contesta o sociólogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Emir Sader, que preservou a política externa de Lula das críticas contundentes que também fez ao governo:
– Nem a política externa escapa. Basta ver a participação na ocupação do Haiti e a posição favorável aos transgênicos, que contrariou Índia, China, Rússia e África do Sul, ressaltou o economista.
Passarinho disse, ainda, que encontrar vantagens do governo petista em relação ao período FHC nada acrescenta. “O governo Fernando Henrique talvez tenha sido o pior do período republicano brasileiro”, criticou.
Além
Em ato na ABI, partidos de esquerda e entidades da sociedade civil lançaram a Carta do Rio, manifestando “oposição à política econômica do governo Lula e ao descalabro da corrupção”. Segundo os organizadores do evento, o governo Lula mudou de lado: “Passou a defender e a realizar o mesmo programa econômico praticado nos oito anos de governo FHC, iniciado no governo Collor”.
Lula teria ido mais longe que seus antecessores. “Promoveu a reforma de Previdência; a entrega das reservas brasileiras de petróleo através dos leilões da ANP; aprovou a Lei dos Transgênicos; aprovou a Lei das Falências; abandonou o compromisso com a reforma agrária; promove o loteamento e a privatização da Amazônia e outras medidas contrárias aos interesses nacionais”, diz o documento.
Prática
O Ibmec Direito, Centro de Estudos de Direito da faculdade em São Paulo, lança em livro, pelo segundo ano consecutivo, os quatro melhores trabalhos do LLM – Master of Laws, a pós-graduação lato sensu da instituição na área. O lançamento será marcado por uma noite de autógrafos e coquetel, na próxima terça-feira, na sede do Ibmec São Paulo (R. Maestro Cardim, 1.170 – Sobreloja. – telefone 11 4504-2400). Os livros abordam temas relacionados ao mercado financeiro
Referência
O livro brasileiro Pesquisando com o Método Psicanalático, de Theodor Lowenkron e Fábio Hermann, foi selecionado entre outros do mundo inteiro para ser lançado no Congresso Internacional de Psicanálise. Fala sobre o método de investigação psicanalítica.
Solos
A Embrapa Solos (centro de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lança a publicação Agricultura de Precisão para o Manejo da Fertilidade do Solo em Sistema Plantio Direto, de autoria do pesquisador Pedro Machado, tendo como co-autores Alberto Bernardi e Carlos Alberto Silva. São mostrados aspectos da agricultura de precisão, como sua contribuição para elevar a produtividade agrícola e reduzir o impacto ambiental. A publicação, gratuita, pode ser pedida à Embrapa Solos (R. Jardim Botânico, 1024 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro-RJ ou sac@cnps.embrapa.br
Torres gêmeas
O cientista político Luis Werneck Vianna disse ontem no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ que PT e PSDB “são as duas grandes torres gêmeas da política nacional”. Só não esclareceu se antes ou depois do atentado.