Só “apaguinho”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o Brasil não terá mais apagão por falha do governo. Segundo ele, o governo tem investido em projetos de longo prazo para não prejudicar o fornecimento de energia no país. “Poderá haver a queda de uma rede. Acidente pode acontecer, mas apagão por incompetência governamental, não.”

Traídos
Para o coordenador geral do Sindicato dos Economistas (Sindecon-RJ), Paulo Passarinho, os movimentos sociais que apoiaram o presidente Lula devem procurar uma alternativa para as próximas eleições, já que teriam sido traídos. “O próprio Lula faz questão de dizer que não é de esquerda e não gosta de ser classificado assim”, disse.
Para Passarinho, a esquerda teria sido “estraçalhada” pela mudança programática do governo. “Nessas condições, a única solução é a formação de uma frente ampla”, advoga. O economista contesta o sociólogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Emir Sader, que preservou a política externa de Lula das críticas contundentes que também fez ao governo:
– Nem a política externa escapa. Basta ver a participação na ocupação do Haiti e a posição favorável aos transgênicos, que contrariou Índia, China, Rússia e África do Sul, ressaltou o economista.
Passarinho disse, ainda, que encontrar vantagens do governo petista em relação ao período FHC nada acrescenta. “O governo Fernando Henrique talvez tenha sido o pior do período republicano brasileiro”, criticou.

Além
Em ato na ABI, partidos de esquerda e entidades da sociedade civil lançaram a Carta do Rio, manifestando “oposição à política econômica do governo Lula e ao descalabro da corrupção”. Segundo os organizadores do evento, o governo Lula mudou de lado: “Passou a defender e a realizar o mesmo programa econômico praticado nos oito anos de governo FHC, iniciado no governo Collor”.
Lula teria ido mais longe que seus antecessores. “Promoveu a reforma de Previdência; a entrega das reservas brasileiras de petróleo através dos leilões da ANP; aprovou a Lei dos Transgênicos; aprovou a Lei das Falências; abandonou o compromisso com a reforma agrária; promove o loteamento e a privatização da Amazônia e outras medidas contrárias aos interesses nacionais”, diz o documento.

Prática
O Ibmec Direito, Centro de Estudos de Direito da faculdade em São Paulo, lança em livro, pelo segundo ano consecutivo, os quatro melhores trabalhos do LLM – Master of Laws, a pós-graduação lato sensu da instituição na área. O lançamento será marcado por uma noite de autógrafos e coquetel, na próxima terça-feira, na sede do Ibmec São Paulo (R. Maestro Cardim, 1.170 – Sobreloja. – telefone 11 4504-2400). Os livros abordam temas relacionados ao mercado financeiro

Referência
O livro brasileiro Pesquisando com o Método Psicanalático, de Theodor Lowenkron e Fábio Hermann, foi selecionado entre outros do mundo inteiro para ser lançado no Congresso Internacional de Psicanálise. Fala sobre o método de investigação psicanalítica.

Solos
A Embrapa Solos (centro de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lança a publicação Agricultura de Precisão para o Manejo da Fertilidade do Solo em Sistema Plantio Direto, de autoria do pesquisador Pedro Machado, tendo como co-autores Alberto Bernardi e Carlos Alberto Silva. São mostrados aspectos da agricultura de precisão, como sua contribuição para elevar a produtividade agrícola e reduzir o impacto ambiental. A publicação, gratuita, pode ser pedida à Embrapa Solos (R. Jardim Botânico, 1024 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro-RJ ou sac@cnps.embrapa.br

Torres gêmeas
O cientista político Luis Werneck Vianna disse ontem no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ que PT e PSDB “são as duas grandes torres gêmeas da política nacional”. Só não esclareceu se antes ou depois do atentado.

Artigo anteriorParalelo
Próximo artigoMéxico libre
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.