Só propaganda

     
          As unidades de pronto atendimento (UPAs), que o Governo Dilma pretende instalar em todo o país, são um fracasso no Rio de Janeiro, estado que serve de inspiração para o projeto federal. A avaliação é do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, que mostra números sobre redução drástica nos procedimentos com finalidade diagnóstica e nos procedimentos clínicos após a implantação das UPAs. A queda média teria sido de 46%.
A não ser que se acredite que a população fluminense teve repentina melhora na sua saúde, fica-se com a conclusão do ex-prefeito: “Muito dinheiro, muita propaganda e nada!”

Nas nuvens
No primeiro trimestre, foram vendidos 3,6 milhões de computadores no Brasil, 22% mais do que no mesmo período de 2010. Os dados fazem parte do estudo Brazil Quarterly PC Tracker, da IDC Brasil, consultoria para as indústrias de tecnologia da informação e comunicação: “Em geral, os primeiros meses do ano apresentam movimento menor de negociações entre fabricantes e canais, já que o varejo inicia o ano abastecido por conta do Natal e realiza queimas de estoque nos meses seguintes. Porém, com a demanda aquecida nos segmentos doméstico e corporativo, a sazonalidade tem diminuído consideravelmente no mercado de PCs desde o terceiro trimestre de 2010”, analisa Martim Juacida, analista de mercado da IDC.

Mudança de paradigma
O total de notebooks já ultrapassa o número computadores de mesa vendidos até março: 50,5% contra 49,5%. Além de já serem maioria, os computadores de mão tiveram crescimento de 58% nos negócios, enquanto a movimentação com os micros tradicionais encolheu 1,4% sobre o mesmo período de 2010: “As multinacionais estão focadas em liderança e no abastecimento do varejo. Com isso, os preços estão cada vez mais competitivos e convidativos, o que faz com que o notebook se torne a primeira opção de compra”, observa Martim.

Pleno
Seminário em São Paulo debaterá “O apagão de mão-de-obra operacional no Brasil do pleno emprego”. Tema quase virtual num país em que a taxa de desemprego aberto está quase em 7% e o desemprego real beira os 16%. Será dia 7 de junho, no Hotel Mercure Privilege (Avenida Macuco 579 – Moema). Inscrições: (11) 3751-3430 (SP) ou 0800-177707 (demais localidades).

Liberdade real
Com a presença de James Gorgen, da Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações, jornalistas e políticos debatem no Clube de Engenharia, 20 e 21 de maio, o processo regulatório da comunicação no Brasil e na América Latina, incluindo o uso da banda larga como serviço público. Do encontro sairá a plataforma política do movimento para a criação do novo marco regulatório do setor, que deverá ser aprovado em Brasília até o final do ano. O clube fica na Av. Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro.

Provando do próprio remédio
Será que, durante o período de sua permanência na carceragem nova-iorquina, o ainda diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, vai propor ao presidente Barack Obama cortes adicionais nos gastos públicos destinados à segurança?

Quem se habilita?
O shopping BarraPoint, na Barra da Tijuca (RJ), lançou promoção até sexta-feira: quem comprar R$ 150 nas suas lojas, pode trocar a nota fiscal por um par de ingressos para uma sessão no cine Estação, que fica dentro do estabelecimento. As entradas poderão ser utilizadas até 2 de julho, para sessões de segunda a quinta. A idéia poderia ser copiada por outros shoppings para resolver o problema da cobrança no estacionamento. Atrairiam clientes e, de quebra, o Estado aumentaria a arrecadação, pois os clientes fariam questão da nota fiscal. Ou será justamente esse o empecilho?

Companhia
A lista de nomes apresentados pelo ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para reforçar sua linha de defesa sobre ser praxe ex-integrantes de órgãos estratégicos de Estado, como Ministério da Fazenda, Banco Central e BNDES, migrarem da vida pública para o lucrativo mercado de consultoria, faz assaltar uma dúvida: ela é uma defesa ou uma acusação?
     
     

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorApagão logístico
Próximo artigoTribunal

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Rio Indústria apoia lei que desburocratiza e facilita novos negócios

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (14), na Câmara Municipal do Rio, sobre o Projeto de Lei Complementar nº 43/2021 que regulamenta a Declaração...

Ciência: entidades pedem liberação de recursos

Organizações questionam redirecionamento para outras áreas de R$ 515 milhões, que eram do CNPq.

Rating da EDP BR não muda com aquisição da Celg-T

Para a Fitch Ratings, a qualidade de crédito da EDP Energias do Brasil S.A. (EDP BR, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA (bra)’, Perspectiva...

Tesouro: Queda do investimento líquido em ativos não financeiros

O Tesouro Nacional informou nesta sexta-feira que no 2º trimestre de 2021, a necessidade líquida de financiamento do Governo Geral alcançou 7,1% do PIB,...

Leilão de Excedentes da Cessão Onerosa terá sucesso?

Após a realização da 17ª Rodada de Licitações de Blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural no último dia 7, considerado...