Só rindo

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, não se limitou a rechaçar com argumentos econômicos o lobby do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga pelo aumento da TJLP – usada para balizar os empréstimos do banco ao setor produtivo. Terça-feira, ao resumir as opiniões expostas no primeiro dia do seminário que celebra os 56 anos do BNDES, Coutinho chegou a dar uma risada ao referir-se à proposta de Fraga.

O ensino é nosso
Será realizada nesta quinta, às 10h, audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir projeto de lei que proíbe a participação do capital estrangeiro nas instituições de ensino brasileiras. O projeto, de autoria do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), é combatido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo (Semesp), que classifica a proposta de inconstitucional.

É o desvio de função!
Rivalidades políticas e eleitorais à parte, a carnificina de três moradores do Morro da Providência, no Rio promovida por militares que não honram a farda que vestem deixa como principal lição os riscos altíssimos de envolver as Forças Armadas no papel de capitão-do-mato. Pretender escamotear essa questão, desviando o foco da questão para o quadro eleitoral do Rio, apenas revela o constrangimento dos defensores do “bota o Exército nas ruas” em explicitarem suas propostas diante do primeiro choque de realidade.

“Barriguinha”
Estudo mostra que mulheres com valores elevados de circunferência abdominal apresentaram o dobro de problemas de hipertensão arterial do que aquelas com circunferência abdominal menor que 88cm.
A pesquisa, conduzida por Maria Helena Hasselmann e equipe da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi feita com 1.743 mulheres não grávidas, funcionárias da universidade, com idade entre 24 e 69 anos. Os resultados, informa a agência Notisa, mostram que, além do índice de massa corporal (IMC), medir a circunferência abdominal pode contribuir para a identificação precoce ou suspeita de hipertensão arterial.

Passarela
Os óculos para correção visual ganharam o São Paulo Fashion Week. Alexandre Herchcovitch, no seu desfile masculino desta quinta-feira, usará o acessório combinado com uma réplica de armação de bambu feita por um artesão na década de 60. As lentes, produzidas pela multinacional francesa Essilor, porém, são de alta tecnologia e recicláveis.

Turismo segregador
Para promover o Brasil como destino turístico ao público negro norte-americano, a Embratur está produzindo um comercial para ir ao ar pela CNN de lá em que ressalta aspectos da cultura brasileira – como samba, o Olodum, o acarajé – associados a paisagens turísticas de várias regiões do país. A idéia é mostrar cenas da “cultura negra”, o que deve ter exigido um contorcionismo da Embratur, num país miscigenado como o nosso. Afinal, como determinar qual o percentual da influência africana no Carnaval e qual o da européia, por exemplo?
A estatal de turismo gastaria melhor os trocados do contribuinte – negro, branco, amarelo – se destacasse o que o país tem de melhor, como povo hospitaleiro, belas paisagens, clima agradável, museus e história rica, independentemente da cor da pelo, da religião ou do sexo, fatores que parecem incomodar somente uma atrasada – e minoritária – elite brasileira.

RH no Rio
Mais de 1.500 pessoas deverão passar diariamente pelo Congresso Estadual de Recursos Humanos, de 23 a 24 de junho. Em sua 34ª edição, o evento abordará o tema “Admirável Tempo Novo – (R)Evolução Humana para uma Gestão Transformadora”. Este ano, pela primeira vez, o congresso será realizado no Centro de Convenções da Cidade Nova. Uma das palestras mais esperadas é a de Peter Senge, conferencista sênior do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Paralelamente ao congresso acontece Expo RH-Rio, feira com entrada gratuita que reunirá 73 empresas que expõe produtos, soluções e serviços para o setor.

BB
Segundo o Portal Imprensa Online, o Sindicato Nacional de Jornalistas britânico (NUJ) denunciou que membros da inteligência da Polícia Metropolitana (FIT) estão vigiando e gravando as atividades de jornalistas, sobretudo fotógrafos, que cobrem manifestações em Londres, na Inglaterra.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorAterrissagem
Próximo artigoHospício
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

G20 promete ‘financiamento total’ de compra de vacinas pela OMS

Medida desbloquearia quase US$ 20 bilhões.

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.