Submersão eleitoral

Embora tenha considerado positivo a exclusão de áreas nobres da Bacia de Campos do próximo leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o diretor de Comunicação da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, suspeita que a medida tenha sido “uma manobra eleitoreira”: “Torcemos para que Lula tenha mudado, mas é difícil acreditar. Ele tem demonstrado que está sob o controle de Bush, o que é ideal para os interesses americanos: Lula faz o que FHC fazia e ainda controla os sindicatos”, criticou.

Tijolo
O setor de construção civil acumula, até agosto, a criação de 118.839 postos de trabalho, um aumento de 30% em relação aos 91.206 registrados no mesmo período de 2005. Nos últimos 12 meses, segundo os números do Caged, do Ministério do Trabalho, o acumulado é de 112.686 novos postos, frente a 51.912 no mesmo período do ano passado, um acréscimo de 117%. No Estado do Rio de Janeiro os resultados de agosto foram mais favoráveis. Foram abertos 1.562 postos de trabalho, 19% mais que os 1.312 registrados em julho. No Rio, foram abertos 12.758 postos em 2006, resultado 114% superior ao registrado no mesmo período de 2005. O interior foi o principal responsável pelo desempenho positivo do estado em agosto.

Versão
“A bola está com vocês”. Esta frase, do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que pode ser interpretada como “depende do esforço de vocês”, ganhou um significado diferente para o Planalto às vésperas das eleições. “Assim, o presidente da Fifa manifestou seu apoio à candidatura do Brasil em sediar a Copa de 2014.” Blatter esteve nesta quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr. O anúncio da sede da Copa de 2014 será feito em maio de 2008.

Cerco que se fecha
A suspeita de adulteração de documentos processuais por um importante escritório de advocacia fluminense rendeu a Portaria 01/2006, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Sérgio Cavalieri Filho. Como esta coluna noticiou, com exclusividade, em 30 de agosto, na nota “Inquérito no TJ”, haviam sido abertos três inquéritos administrativos e um incidente de falsidade por adulteração.
A notícia virou o assunto do mês nos corredores do tribunal. Agora, o desembargador Cavalieri determinou abertura de processo disciplinar contra um servidor. Na portaria, o presidente do TJ afirma que “a conduta em tese praticada pelo secretário da 10ª Câmara Cível enseja (…) pena de demissão (…)”.
A portaria relata as suspeitas de falsificação de guia de recolhimento de taxa no banco, recibo de protocolo do TJ fora do padrão, entre outros problemas. Tudo ocorreu para que o escritório não perdesse o prazo de recurso de um processo milionário.

Democracia desacelerada
A campanha deste ano é tão abúlica que quem se dá ao trabalho de contar o número de carros com plásticos de propaganda de candidatos – um dos principais indicadores de mobilização da população em torno dos pleitos eleitorais – nos principais centros urbanos chega à proporção de quase um plástico para cada 50 veículos. Em pleitos anteriores, era raro passar por alguma rua na qual não houvesse pelo menos um carro com propaganda política.

Baixo nível
De acordo com o coordenador do plano de governo do PSDB, João Carlos Meirelles, o Estado de São Paulo concentra, em nove municípios, 27 milhões de habitantes “com nível baixo de desenvolvimento humano (IDH)”. O estado tem, ao todo, 41 milhões de habitantes.

Duas razões
De candidato do PSOL ao governo do Rio de Janeiro, Milton Temer: “O Governo Lula foi uma grande frustração por duas razões. A primeira foi a sua política econômica, que pode ser simbolizada pela entrega do Banco Central aos banqueiros. A segunda, a bandeira da moralidade pública foi destruída pela prática corrupta que medrou neste governo e empolgou a cúpula petista.”

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSintonia
Próximo artigoIndignação seletiva

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Rio Indústria apoia lei que desburocratiza e facilita novos negócios

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (14), na Câmara Municipal do Rio, sobre o Projeto de Lei Complementar nº 43/2021 que regulamenta a Declaração...

Ciência: entidades pedem liberação de recursos

Organizações questionam redirecionamento para outras áreas de R$ 515 milhões, que eram do CNPq.

Rating da EDP BR não muda com aquisição da Celg-T

Para a Fitch Ratings, a qualidade de crédito da EDP Energias do Brasil S.A. (EDP BR, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA (bra)’, Perspectiva...

Tesouro: Queda do investimento líquido em ativos não financeiros

O Tesouro Nacional informou nesta sexta-feira que no 2º trimestre de 2021, a necessidade líquida de financiamento do Governo Geral alcançou 7,1% do PIB,...

Leilão de Excedentes da Cessão Onerosa terá sucesso?

Após a realização da 17ª Rodada de Licitações de Blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural no último dia 7, considerado...