Sudeste é responsável por 56% do consumo de pipoca no país

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Com as festas juninas as vendas de grãos de milho aumentam em até 15%, segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Pesquisa realizada pela Maia Research Analysis apontou que o Brasil é o segundo maior consumidor de pipocas do mundo, atrás somente dos EUA. Em 2018, os brasileiros consumiram cerca de 260 mil toneladas de pipoca o que movimentou US$ 628 milhões. Segundo o estudo, a expectativa é que em 2024, o consumo dos brasileiros chegue a 385 mil toneladas movimentando cerca de US$ 850 milhões.

Os dados revelam ainda que a Região Sudeste é a que mais consome pipoca (56%), seguida da região Sul (16), Nordeste (13%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).

Desde 2014, as vendas têm crescido em todas as regiões do Brasil. Em 2018, a Região Sudeste vendeu 148 mil toneladas e o Sul, cerca de 44 mil toneladas. Já a Região Nordeste vendeu 35 mil toneladas. A Região Centro-oeste comercializou 24 mil toneladas e a Região Norte uma média de 14 mil toneladas.

A pesquisa revela ainda o perfil dos consumidores: em 2018, dos consumidores, cerca de 63% optaram pela pipoca pronta para comer, ou seja, a industrializada que é vendida no pacote. Já 37% dos consumidores preferiram a pipoca de microondas. Em 2018, o consumo da pipoca industrializada, ou seja, pronta para comer foi de 169 mil toneladas. Já a pipoca de microondas, o consumo foi de 97 mil toneladas. Atualmente, a pipoca pronta para comer domina o mercado responsável por 77% da oferta. Ano passado, o mercado da pipoca pronta para comer movimentou US$ 486 mil.

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Atualmente, 58% os consumidores preferem comer a pipoca na rua e 42% preferem em casa.

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