Sudeste registra mais de 3,3 milhões de empresas inadimplentes em maio

29
Lojas de rua no Rio de Janeiro (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Lojas de rua no Rio de Janeiro (Foto: Tânia Rêgo/ABr)

Dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian mostram que, em maio, o Sudeste do país registrou 3.394.976 empresas com contas atrasadas. São Paulo (SP) foi a Unidade Federativa (UF) com o maior número de registros (2.072.226).

Na análise nacional, foram registradas 6,48 milhões de empresas inadimplentes no Brasil, uma queda de 28,8 mil companhias em relação a abril de 2023, mês em que um novo recorde da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian foi registrado. A maioria das empresas negativadas eram do setor de “Serviços” (54%).

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “embora a taxa de juros do país ainda seja desafiadora às empresas, a desaceleração da crescente de inadimplência das companhias pode ser um sinal de reação mais positiva para o que virá nos próximos meses. Mas para que uma perspectiva melhor aconteça, de fato, é necessário que as organizações continuem vigilantes em relação à sua saúde financeira e à renegociação de dívidas”.

O setor com mais dívidas inadimplidas em maio foi o de “Outros” (28,9%) que contempla contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O segmento com menos incidência de atrasos foi o de “Securitizadoras” (1,1%).

Espaço Publicitáriocnseg

Três dos quatro estados do Sudeste apresentaram os maiores números de empresas inadimplentes, sendo, respectivamente, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já os quatro estados que menos registraram eram do Norte – Tocantins, Amapá, Acre e Roraima.

Das mais de 6,48 milhões de companhias negativadas em maio, 5,73 milhões eram micro e pequenas empresas. O número também representa desaceleração no crescimento, em relação ao mês anterior.

Juntas, as Micro e Pequenas Empresas com CNPJs no vermelho somam 39,6 milhões de dívidas, cujo valor total é de R$ 93,5 bilhões. Em média, cada companhia inadimplente possui 6,9 contas atrasadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui