Sudeste sofreu mais de 5,4 milhões de tentativas de fraude em 2024

São Paulo é o estado mais visado pelos golpistas; falta de confiança é a razão pela qual metade dos consumidores abandona compras online

213
E-commerce venda online / comércio eletrônico (Foto: Pixabay/CC)
E-commerce (foto Pixabay/CC)

Estudo da Serasa Experian intitulado “Indicador de Tentativas de Fraude” mostra que do total de tentativas de fraude ocorridas no país em 2024, 5.479.454 foram registradas nos estados do Sudeste, representando 47,5% do total nacional. São Paulo se destacou por registrar a menor frequência, com uma ocorrência a cada 10 segundos, além de totalizar o maior número de golpes bloqueados da região (3.181.644), a maior participação anual (27,6%) e o maior número de fraudes por milhão de habitantes, atingindo 5.768. Já o maior crescimento nas diligências ficou com Minas Gerais, que apresentou uma alta de 10% nas fraudes evitadas.

Em 2024, o Brasil registrou 11.509.214 tentativas de fraudes, um aumento de 9,4% em relação ao ano anterior. Isso equivale a uma ocorrência a cada 2,8 segundos. Considerando o recorte por faixa etária, embora a maior parte das diligências tenha ocorrido entre brasileiros de 36 a 50 anos (33,4%), o maior aumento foi nas investidas direcionadas aos idosos acima de 60 anos (11,9%).

Segundo o diretor de Autenticação e Prevenção da Serasa Experian, Caio Rocha, o crescimento dessas investidas reflete a sofisticação dos ataques digitais e a necessidade contínua de aprimoramento das ferramentas de prevenção.

“A análise de dados e o uso de tecnologia são essenciais para mitigar esses riscos. Os fraudadores estão cada vez mais ativos e constantemente aprimoram suas táticas, tornando a prevenção um desafio contínuo. Soluções como as desenvolvidas pela datatech, dedicada a aplicar camadas de autenticação, se tornam indispensáveis para antecipar e bloquear ameaças antes que causem prejuízos a consumidores e empresas”.

Espaço Publicitáriocnseg

As mais de 11 milhões de tentativas de fraude foram evitadas por meio de tecnologias de autenticação, como a inteligência de dispositivos, que desempenhou um papel fundamental na identificação de fraudes em 2024, evitando mais de 900 mil golpes. Esse tipo de ocorrência se intensificou ao longo do ano, registrando um crescimento de 31,8%.

Apesar desse avanço tecnológico, a maior parte das tentativas de fraude (58,2%) foi detectada por inconsistências nas informações cadastrais. Essas discrepâncias ocorrem quando os dados fornecidos pelos usuários diferem das informações registradas em bases confiáveis ou oficiais, como CPF, endereço, data de nascimento e histórico financeiro. Muitas vezes, tais irregularidades indicam a criação de identidades falsas, manipulação de dados existentes ou o uso indevido de informações de terceiros.

Além disso, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e à validação biométrica representaram 33,6% das ocorrências ao longo do ano, reforçando a necessidade de soluções integradas para combater diferentes estratégias utilizadas por fraudadores.

O Indicador de Tentativas de Fraude também revelou que, em 2024, todas as unidades federativas registraram aumento nas ocorrências, variando entre 7,1% e 12,7%. O Mato Grosso teve a maior alta percentual no período, totalizando 252.533 tentativas de golpe identificadas entre janeiro e dezembro. Apesar do crescimento generalizado, a Região Sudeste permaneceu como a mais visada, concentrando 47,6% das ocorrências em todo o país. São Paulo, por exemplo, registrou uma tentativa de fraude a cada 10 segundos, totalizando 3.181.644 casos ao longo do ano e se consolidando como o estado com o maior volume absoluto.

Rocha reforça que investir continuamente em inovação e educação é fundamental para antecipar e neutralizar ameaças de golpe.

“O combate às fraudes exige um equilíbrio entre tecnologia avançada e uma experiência segura para o usuário. Somar soluções inteligentes a estratégias de conscientização é essencial para dificultar a ação de golpistas e fortalecer a proteção das identidades digitais”, afirma o diretor.

Em dezembro de 2024, o Brasil registrou 970.665 tentativas de fraude, um aumento de 13,4% em relação ao mesmo mês de 2023. No entanto, na comparação com novembro, houve uma queda de 4,9%, tendência observada em todas as UFs e que já vinha se desenhando desde o mês anterior.

Ainda segundo a Serasa, na análise por segmentos, as fraudes em bancos e cartões recuaram 8,4% em relação a novembro, representando 50,8% das ocorrências do mês. Em contrapartida, o setor de varejo registrou um crescimento nas diligências de 7,6%, indicando que os fraudadores ajustam suas estratégias conforme as oportunidades e barreiras encontradas no mercado.

Além disso, de acordo com dados da Akamai Technologies, 77% dos consumidores brasileiros já abandonaram compras online devido à falta de confiança ou insatisfação em sites e aplicativos de e-commerce. Diante disso, é extremamente importante que as empresas invistam em plataformas de prevenção de fraudes mais seguras e eficazes, um fator decisivo para evitar perda de vendas e garantir a fidelização dos clientes.

Thiago Bertacchini, especialista em Prevenção de Fraudes e Head de Vendas da Nethone, uma solução da Mangopay, aponta que as marcas precisam adotar uma postura mais transparente para conquistar a confiança dos consumidores.

“Sites e aplicativos com informações vagas ou navegação pouco intuitiva geram ainda mais desconfiança. Oferecer um ambiente digital seguro é, sem dúvida, um grande desafio para as empresas, mas existem soluções capazes de auxiliar nessa tarefa, como a autenticação multifator, IA e análise detalhada de dados dos usuários.”

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui