Apesar de abrigar 79% da população mundial, os países do Sul Global possuem apenas 31% da riqueza mundial. “A sombra da oligarquia global paira sobre a Assembleia Geral da ONU deste ano. Os ultra-ricos e as megacorporações que eles controlam estão moldando regras globais para servir seus interesses às custas das pessoas em todos os lugares. O icônico pódio da ONU está cada vez mais se sentindo diminuído em um mundo em que os bilionários estão dando as cartas”, disse Amitabh Behar, diretor-executivo da ONG Oxfam International, na semana passada, durante a Assembleia da ONU.
Apenas duas corporações controlam 40% do mercado global de sementes. Os “três grandes” gestores de ativos sediados nos EUA – BlackRock, State Street e Vanguard – detêm US$ 20 trilhões em ativos, perto de um quinto de todos os ativos investíveis no mundo, calcula a Oxfam.
O documento informativo da Oxfam “Multilateralismo em uma Era de Oligarquia Global” alerta que os esforços multilaterais para responder a desafios globais críticos, incluindo a crise climática e a pobreza e desigualdade persistentes, estão sendo prejudicados pelas ultra-ricas e megacorporações que alimentam a desigualdade dentro e entre os países.
De mascate a representante comercial
Neste 1° de outubro é comemorado o Dia Pan-Americano do Representante Comercial. Oriunda dos caixeiros viajantes e mascates, a profissão de representante comercial é uma das mais antigas e vitais para a economia brasileira, sendo, ainda hoje, responsável por aproximadamente 30% de todos os negócios realizados no País. Atualmente, existem quase 1 milhão de representantes comerciais no Brasil.
Para celebrar a data, o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) vai realizar uma palestra com José Ricardo Noronha, considerado um dos maiores especialistas em vendas da América Latina. O evento será transmitido ao vivo no canal do Confere no Youtube. Entre os temas abordados, novo cenário de negócios, economia da experiência, o ciclo de vendas e suas seis fases, negociação ganha-ganha no modelo de Harvard, boas práticas para vender muito mais e melhor, uso da IA no negócio, entre outros.
Rápidas
O livro Direito Empresarial na América Latina, organizado pelo IAB e publicado em conjunto com a FGV, será lançado nesta quinta-feira, às 16h, com transmissão pelo canal TVIAB no YouTube *** A 7ª edição do Seminário Jurídico de Seguros, em 24 de outubro, promovido pela Revista Justiça & Cidadania, pela Enfam e pela CNseg, está com as inscrições abertas *** Nesta quarta será lançado Direito Autoral e Entretenimento: Novas Perspectivas Jurídicas (Synergia Editora). O livro foi escrito por mulheres – entre elas, Fernanda Rebêlo, diretora Jurídica da Warner Chappell Music – e coordenado por Leticia Provedel e Ana Paula Borges Martins. O lançamento será às 18h, na Biblioteca Min. Victor Nunes Leal, STF *** A Associação de Supermercados do Rio (Asserj) realizará nesta quarta, 14h, a 4ª edição do Seminário Super Negócios Marketing e Compras, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Um dos destaques do encontro é a palestra de Hortência Marcari, uma das melhores jogadoras de basquete do mundo.