E as Olimpíadas chegaram. Em meio aos improvisos e às críticas vira-latas de costume (mais discretas, porque os governantes atuais mantêm estreitas com a grande mídia), ninguém duvida que os jogos serão um sucesso e que as chances de algo grave ocorrer são mínimas. Turistas e atletas estarão seguros se circularem pela Zona Sul e pelos pontos turísticos da cidade – muito mais que os cariocas nos dias normais. Estádios e que tais estarão bonitos e funcionais, ainda que com improvisos. E não, não venham culpar os brasileiros por deixar tudo para a última hora. Culpem quem de direito, os dirigentes e governantes que misturam ganância e incompetência em doses iguais e não entendem de planejamento e gestão.
Os ganhos serão muitos, e elevados, mas não necessariamente para o Rio e os cariocas. Alguns legados, como a linha 4 do metrô, são positivos, ainda que mereçam críticas de especialistas. Outros serão meros elefantes brancos. Muitos serão abandonados ou estarão deteriorados em pouco tempo. Ganhos extraordinários, como acontecem nos jogos olímpicos de uns tempos para cá, ficarão com patrocinadores e empresas de material esportivo, além da mídia.
Para Michel Temer, que dirá uma única frase na cerimônia de abertura, o legado serão as inevitáveis vaias, ainda que se tente abafá-las com som e escondê-las da transmissão de televisão.
Alerta
Aviso que faz sucesso na rede: “Tendo em vista a necessidade de garantir a balneabilidade das águas da Baía de Guanabara para o sucesso das provas olímpicas de vela, a Prefeitura do Rio de Janeiro vem por meio deste solicitar aos moradores que evitem ir ao banheiro entre os dias 5 e 21 de agosto. Caso não seja possível segurar por tanto tempo, o prefeito Eduardo Paes recomenda que vá a Maricá.”
Canal alternativo
O selo editorial Bate Papo assinou parceria com a 24×7 Cultural, empresa que gerencia as máquinas de venda de livros em estações de metrô do Rio de Janeiro e São Paulo. O primeiro passo é a inclusão de Histórias Inspiradoras – Conheça 50 empreendedores sustentáveis que fazem do mundo um lugar melhor, do jornalista e empreendedor social Rosenildo Ferreira, na máquina situada na estação Carioca do Metrô. Trata-se de um ponto de venda estratégico, pois é a estação com maior tráfego da cidade, por onde passam cerca de 80 mil pessoas diariamente.
Segundo Ferreira, fundador da Bate Papo, é preciso romper o cerco imposto pelas grandes redes de varejo às editoras e aos autores de fora da corrente majoritária. “Para quem está começando, tudo é sempre mais difícil”, diz.
Mocotó holandês
Rodrigo Oliveira, chef proprietário do restaurante Esquina Mocotó, contemplado com uma estrela no Guia Michelin., assina os menus das classes econômica e executiva da franco-holandesa KLM nos voos que partem de São Paulo e Rio de Janeiro com destino a Amsterdã. Os pratos trazem ingredientes bem brasileiros, como mandioca com carne seca e moqueca de peixe com castanha de caju.
Sai da frente
A China testa o ônibus de trânsito elevado (TEB, em inglês), que passa por cima de carros. No Brasil, não é novidade. Ônibus já passam por cima de carros, motos, pedestres…
Óleo cubano
Cuba divulgou a descoberta de uma importante reserva de petróleo de alta qualidade pela empresa MEO Australia. As reservas prováveis alcançam 8 bilhões de barris. O campo se encontra no Bloco 9, em terra, próximo a Matanzas e Villa Clara, com poços de profundidade entre 2 mil e 3,5 mil metros.
Sem contraditório
Durante debate ocorrido na manhã desta quinta-feira no Congresso, que contou com a presença do juiz federal Sérgio Moro, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) apontou a ausência de mecanismos de combate à corrupção que abranjam também o Poder Judiciário. “Quero ver juiz e procurador defender cassação para juízes e procuradores que vendem sentença. Hoje a pena para um juiz que vende sentença é aposentadoria com manutenção de salário integral”, protestou Pimenta.
O deputado petista criticou a seletividade da justiça e da grande imprensa – citou o caso Banestado – e mencionou a doce vida dos corruptos que acertaram delação premiada, passando férias em residências superiores a muito hotel cinco estrelas.
Moro disse que não ia discutir questões concretas, alegou que seu tempo tinha acabado e deixou o questionamento sem resposta.
Rápidas
Estão abertas as inscrições para o curso Liderança 360°, com Abilio Diniz, do Programa de Educação Continuada da Fundação Getulio Vargas (PEC/FGV). As aulas têm início em 23 de agosto, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 22h45, na unidade da FGV Nove de Julho. Informações: http://pec.fgv.br/cursos/lideranca-360o-abilio-diniz ou 0800-772-2778 ou processoseletivopec@fgv.br *** A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com inscrições abertas para o curso de Negociação Empresarial, destinado a empresários, profissionais liberais e graduados de diversas áreas de conhecimento que ocupam cargos de média e alta gerência. As matrículas vão só até 8 de agosto, pelo site (http://up.mackenzie.br/extensao/cursos-de-extensao-2016) ou na secretaria da universidade.