Segundo um levantamento realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), os supermercados da Barra da Tijuca esperam um aumento de 12% nas vendas, ocasionado pelo grande público que vai se deslocar para o Rock in Rio, que acontece entre os próximos dia 13 e 22, na Barra da Tijuca. Para o comércio local, o evento pode representar uma oportunidade de aumentar as vendas do mês de setembro.
De acordo com números oficiais do Rock in Rio, são esperadas cerca de 700 mil pessoas entre os dias 13 e 22 de setembro e essa movimentação promete injetar aproximadamente R$ 2,9 bilhões na economia da cidade. O varejo supermercadista é um dos setores que mais poderá se beneficiar dessa sazonalidade, principalmente, pelo período positivo que vive, após registrar um crescimento de aproximadamente 6% no último semestre.
“Os supermercados localizados na Avenida Abelardo Bueno e no entorno da estação da Alvorada se transformarão em pontos de encontros para os fãs do festival. Ali serão vendidos produtos que poderão ser consumidos como snacks, bebidas sem álcool, frutas a vácuo. As lojas também estarão oferecendo serviços como drinks e trocas de brindes, tudo para promover uma experiência única antes do evento”, afirmou o presidente da Asserj, Fábio Queiróz.
Para aproveitar esse momento, Walquyria Majeveski, consultora de varejo da Asserj, dá uma boa dica para o varejo. “Os supermercados podem explorar muito bem o festival com vendas de produtos “no food” como bonés, camisas e faixas, por exemplo. Sair do óbvio para explorar o consumo por impulso. Além disso, ações com os parceiros do evento podem impulsionar as vendas e gerar ainda mais conexão com o consumidor”, finaliza.
Além disso, segundo a DeÔnibus, em função do Rock in Rio, no período de 28 de julho a 2 de setembro a procura por bilhetes com destino à capital do Rio representou 30% do total de buscas na plataforma.
As três principais regiões de origem dos passageiros que realizaram as buscas são o próprio Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com João Neri, head de operações da DeÔnibus, a procura deve aumentar ainda mais com a proximidade do evento.
“Ao contrário do cliente que viaja de aéreo, os viajantes rodoviários costumam comprar passagens mais próximo à data de embarque, pois há menor variação de preço” revela.
Mesmo sendo uma característica do viajante de ônibus, o executivo reforça que para eventos desse porte, em que os ingressos costumam esgotar rapidamente, não é recomendável deixar para a última hora.
“Para garantir disponibilidade e ainda ter a opção de escolher o tipo de ônibus e assento, a orientação é comprar o quanto antes”, enfatiza o executivo.
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