Os supermercados do estado do Rio de Janeiro apresentaram alta de 2,6% nas vendas do mês de julho, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. Com esse resultado, foram 13 meses consecutivos de crescimento das vendas, nessa comparação. O bom desempenho dos supermercados foi determinante para o crescimento das vendas do varejo fluminense em julho (+0,3%).
Segundo a Future Tank, consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), no acumulado do ano até julho, as vendas dos supermercados fluminenses cresceram 5,3%, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo período de 2023. Destaca-se que esse bom desempenho ocorreu sobre uma base já elevada, uma vez que o setor também registrou forte alta nesse período de 2023 (+4,0%).
Para Fábio Queiróz, presidente da associação, os dados da pesquisa comprovam um momento econômico favorável no estado.
“O setor de supermercados do estado do Rio tem apresentado um bom desempenho há mais de um ano, várias vezes acima da média nacional, isso contribuiu sobremaneira para o crescimento das vendas do varejo fluminense com um todo. Esse ano a alta é de 1,9%”, ressalta Queiróz.
As vendas dos supermercados ao nível nacional também apresentaram forte crescimento em julho (+ 6,2 %), com crescimento em 11 das 12 unidades da federação pesquisadas registrando resultados positivos. A exceção foi o Espírito Santo ( -2,6 %). O Rio de Janeiro ocupou a nona posição no ranking dos estados, com crescimento abaixo da média nacional.