Levantamento da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) projeta para 2021 um crescimento de 4,5% de aumento nas vendas em relação à 2020. Os dados são baseados em um levantamento feito com redes associadas no final do ano passado.
Sobre o crescimento do setor, os associados confirmaram a abertura de 30 novas lojas para 2021 no Rio de Janeiro e há projeções de outras. “Essas novas lojas confirmadas contribuirão muito para a expansão do setor no Estado”, disse o Presidente da Asserj, Fábio Queiróz.
O estudo junto aos supermercados associados também apontou que 59% das redes pretendem investir em alguma tecnologia no próximo ano. Entre as mais visadas estão o Self Checkout e Big Data.
Em 2020, cerca de 75% das redes implementou alguma tecnologia. Entre as digitalizações se destacaram aplicativos, e-commerce e delivery, além das ferramentas mais técnicas de CRM, servidores e segurança.
“Tecnologias como carteiras digitais, delivery, e-commerce e agora o Pix, já estavam chegando nos supermercados do Brasil, mas a pandemia acelerou esse processo, e uma vez que o consumidor experimentou essa comodidade, não voltará para o estágio anterior”, garante Fábio Queiróz.