Superpostos

Os grandes supermercados podem se transformar nos principais importadores de derivados de petróleo, alerta a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis (Fecombustíveis), preocupada com a competição. A entidade lembra que na França o Carrefour começou timidamente no setor e hoje já é a maior distribuidora do país. No Brasil a rede francesa já tem 35 postos, o atacadista Makro 12 e o Pão de Açúcar sete. A federação teme concorrência desleal, já que os supermercados não pagam o ICMS sobre o combustível que vendem: se creditam do tributo via compensação em diversos outros produtos.

Mercado futuro
A partir de abril, quando termina o prazo de desincompatibilização para ocupantes de cargos no Executivo que não concorram ao mesmo posto – uma das hipocrisias da já casuística lei da reeleição – o Planalto deve viver fortes emoções sempre, o que não é raro, que o presidente FH voar para o exterior. Como todos os políticos sucessores constitucionais de FH, pela ordem, o vice-presidente Marco Maciel, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Aécio Neves, e do Senado, Ramez Tebet, são candidatos a outros postos que não a presidência da República, estarão impedidos de se sentar na cadeira presidencial. Docemente constrangido, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, assumirá a tarefa. Como o ministro e o Planalto têm longo histórico de divergências e Marco Aurélio é cioso de sua autoridade, o país deve se preparar para uma heterodoxa convivência entre o presidente interino e a equipe econômica.

Liberdade
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou nota ontem em que manifesta sua preocupação “com a censura prévia imposta pela juíza de Direito Adriana Borges de Carvalho, da 4ª Vara Cível do Foro Regional XI – Pinheiros – São Paulo, ao conceder medida liminar que impede meios de comunicação social de veicular notícia sobre o juiz Renato Mehanna Khamis em Processo Administrativo que tramita no órgão especial do TRT da 2ª Região, instaurado para apurar o seu envolvimento em supostas práticas de atos delituosos”. A ANJ ressalta que, embora respeite as decisões do Poder Judiciário, “considera que a liminar constitui cerceamento à liberdade de imprensa e viola a Constituição Federal”.

Cotações
A Agência CNI começou a transmitir quarta-feira, em tempo real, os serviços de informações financeiras e econômicas da CMA. Os destaques são cotações das principais bolsas do mundo, de commodities agrícolas, do ouro, do dólar e das principais moedas, além de indicadores econômicos – taxa de juros, índices de preços. Os usuários da Agência CNI também terão acesso a contratos fechados de exportação e importação, o que permitirá projetar o comportamento da balança comercial. O endereço é www.agenciacni.org.br

Nem ele
Do ministro Pedro Malan se conhecia o desastre produzido pela política econômica por ele implementada. No entanto, para quem julgava que essa hecatombe seria seu principal legado a muitas gerações estava reservada surpresa mais amarga. As últimas entrevistas do ministro revelam que o ranço autoritário é o principal corolário do fundamentalismo tucano a alimentar o delírio de pôr seus dogmas acima do debate eleitoral.
Diferentemente do sonho megalomaníaco de Malan, porém, o conjunto de sua política econômica estará em julgamento no frigir das urnas. A tentativa de os candidatos do continuísmo de se descolar dos fundamentos sacralizados por Malan – seja por recursos retóricos, seja pela retórica da alienação – revela que, longe de ser consensual, a política implementada por Malan sequer logra unificar o governismo, pelo menos aquele obrigado a ir ao teste das urnas. Aliás, a maior confissão do fracasso que o ministro tenta institucionalizar se encontra na sua própria desistência de se recusar a submeter ao voto as convicções dos seus dogmas.

Trombone
Um dos principais críticos da política energética do governo FH, o professor Luiz Pinguelli Rosa toma posse, na próxima terça-feira, às 11h, como diretor da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da UFRJ. Pinguelli, que presidirá a entidade durante o quadriênio 2002-2005, terá como vice-diretor o professor Luiz Fernando Loureiro Legey.

Artigo anteriorDuas rodas
Próximo artigoMundo cão
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Entrega da Eletrobras representaria 0,05% da dívida

Saída do presidente da estatal deixou mercado financeiro certo de que privatização já era.

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Ajustando o feriado

Ontem, pelo feriado em São Paulo, a Bovespa não funcionou, mas as ações brasileiras mostraram perdas.

Custo da construção sobe 0,93% em janeiro

Segundo a FGV, índice acumula inflação de 9,39% em 12 meses.

Bolsas operam mistas à espera de balanços de grandes empresas

Às 7h25, Bolsa de Paris se valorizava 0,94%.

Omissão em documento laboral deve ser resolvida na Justiça do Trabalho

Decisão afasta ações contra o INSS por possíveis erros cometidos pelas empresas.

Biden retoma restrições a viajantes que chegam do Brasil

Medida também afetará quem não é cidadão norte-americano que viaje a partir do Reino Unido e África do Sul.