SUS poderia ter salvado 338 mil norte-americanos

Assistência à saúde universal pouparia 1/3 das vidas na pandemia.

Se os Estados Unidos operassem sob um sistema de saúde universal, mais de 338 mil norte-americanos poderiam ter sido salvos entre o início da pandemia e meados de março de 2022, informou recentemente o portal Kaiser Health News (KHN). Os cuidados de saúde universais teriam ajudado a abordar as condições subjacentes e preexistentes que contribuíram para as mortes relacionadas à Covid, informou o KHN, citando um novo estudo publicado pela Academia Nacional de Ciências dos EUA. É quase um terço do total de mortes relacionadas à Covid nos EUA, que já atingiram o número de 1,02 milhão de falecimentos.

No Brasil, temos o caso recente da atriz Guta Stresser que divulgou estar com esclerose múltipla, fazendo o tratamento no SUS: “São remédios raros, difíceis de encontrar e caros. É superimportante que as pessoas saibam que não é porque eu sou a Guta Stresser que eu consegui o remédio do SUS que é caríssimo. Não!”

 

Filha da Dilma

Em 2015, muito antes de Luciano Hang ser unha e carne com Bolsonaro, a deputada bolsonarista Carla Zambelli afirmou que “essa loja é da filha da Dilma (…). E eu fico impressionada como os filhos de presidentes no Brasil ficam milionários e se tornam grandes empreendedores. (…) E o mais interessante disso tudo é chamar de Havan, a loja, né, com uma Estátua da Liberdade ao lado. Quer dizer que é chamar a gente de idiota, né? Estátua da Liberdade com um símbolo que lembra Cuba. (…) Olha para onde está indo seu dinheiro: lavagem de dinheiro.” (segundo o livro Bolsonaro e seus seguidores: 1.560 frases, de Walter Barretto Jr., Geração Editora)

Hang, o verdadeiro dono da rede de lojas de produtos de baixo custo, é considerado o 10º brasileiro mais rico, com uma fortuna estimada pela Forbes em US$ 4,8 bilhões, um salto de 78% em apenas 1 ano. Conhecido como “Véio da Havan”, ele estreou na relação da revista norte-americana em 2019, ano em que Bolsonaro foi empossado na Presidência.

 

Grandes empreendedores

A deputada tem razão ao falar dos filhos de presidentes no Brasil que se tornam grandes empreendedores. O senador Flávio Bolsonaro, o 01, comprou uma mansão de R$ 6 milhões; Jair Renan, o 04, está sendo investigado pela Polícia Federal por suspeita de tráfico de influência.

 

Rápidas

Nesta quinta-feira, o grupo de networking BNI Fiduciam se reunirá em formato presencial no Clube Militar, às 7h. Interessados podem fazer contato pelo Instagram @bnifiduciamrj *** No dia 13, a especialista em aromateria Fabi Corrêa ministra aula com a nutricionista Rachel Faria, às 13h30, pelo perfil @fabicorrea.oe e no Youtube. O tema é bem-estar da mulher e como os óleos essenciais podem contribuir no processo de emagrecimento *** Capoeiristas do Rio de Janeiro terão o retorno presencial do Encontro Nacional de Bambas, de 11 a 16 de julho, às 18h, na Lona Cultural João Bosco. Inscrições aqui *** A Divisão de Teatro da Uerj está com inscrições para bolsistas pró-cultura (área de produção e comunicação) dos espaços culturais da Universidade, até 12 de julho. Detalhes aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Jurançon e seus encantadores vinhos brancos

Doces e secos com equilíbrio ímpar dulçor/acidez e envolvente perfil aromático.

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

O que já sabemos sobre o novo SUV Fastback

Modelo será posicionado acima do Pulse

Últimas Notícias

Dívida do Rio cairá para menos da metade se corrigida pelo IPCA

Alerj vai ao STF para recompor perdas com ICMS dos combustíveis e energia.

Cinco gigantes estatais chinesas abandonam Bolsa de Nova York

Anúncio ocorre em meio a tensão entre China e EUA; ações seguirão negociadas em Hong Kong e Xangai.

Desemprego cai em 22 das 27 unidades da federação

Tocantins teve maior recuo no segundo trimestre do ano.

TCU encontra brechas na segurança de informação federal

Equipamentos pessoais constituem risco de entrada para ataques.

Brasilux entra no mundo do metaverso

Empresa cria evento com a apresentadora Renata Fan em auditório virtual.