Beijing, 15 mai (Xinhua) – O sistema Swap Connect, que está prestes a celebrar o seu primeiro aniversário, está pronto para promover ainda mais a abertura do mercado financeiro da China, à medida que os reguladores fizeram novos arranjos sob o esquema.
Lançado em 15 de maio de 2023, o Swap Connect é um esquema de acesso ao mercado de swaps de taxa de juros, pelo qual investidores domésticos e estrangeiros podem realizar negociações e compensações de swaps de taxa de juros em RMB através de instituições de infraestrutura na China continental e na Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK).
Com o objetivo de promover ainda mais o desenvolvimento coordenado dos mercados de derivativos financeiros tanto na China continental quanto na RAEHK, o Banco Popular da China (PBOC), a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong e a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) lançaram conjuntamente várias medidas de aprimoramento relativas ao esquema nesta segunda-feira.
Essas medidas irão expandir a gama de produtos abrangidos pelo Swap Connect, melhorar a eficiência do programa e reduzir os custos de participação, de modo a atender melhor às necessidades dos investidores domésticos e estrangeiros e impulsionar as negociações, disse um porta-voz do governo da RAEHK.
Essas medidas são o segundo lote de aprimoramentos divulgados dentro de um mês, após o anúncio da Comissão de Valores Mobiliários da China no mês passado de cinco medidas para apoiar a expansão do acesso mútuo aos mercados de capitais da China continental e de Hong Kong, bem como a listagem de empresas líderes do continente em Hong Kong, disse o porta-voz.
“Desde o início do Swap Connect, fechamos negócios de swaps de taxa de juros com vários bancos centrais estrangeiros, bancos comerciais e instituições de gestão de ativos, envolvendo uma variedade de taxas de juros flutuantes de referência e prazos, ajudando assim os investidores estrangeiros a se protegerem efetivamente contra os riscos de taxa de juros”, disse Zhang Jinqiu, vice-presidente do HSBC Bank (China).
Até o final de abril de 2024, um total de 20 dealers do continente e 58 investidores estrangeiros haviam realizado mais de 3.600 transações de swaps de taxa de juros com um valor nocional agregado de aproximadamente 1,77 trilhões de yuans (US$ 249,1 bilhões), com o volume médio diário de negócios subindo de 3 bilhões de yuans no primeiro mês após o lançamento para 12 bilhões de yuans em abril deste ano, de acordo com dados do PBOC.
No entanto, alguns investidores estrangeiros domésticos relataram anteriormente que faltava uma função de gestão de duração no esquema e recomendaram a adição de contratos padronizados para facilitar a gestão de fluxo de caixa para instituições financeiras. Nesse sentido, as medidas de aprimoramento permitem um enriquecimento maior dos tipos de produtos e otimização das funções de suporte.
Para enriquecer os tipos de produtos, o esquema aceitará contratos de swaps de taxa de juros com ciclos de pagamento baseados em datas do mercado monetário internacional para compensação, a fim de alinhar com os produtos principais negociados globalmente e atender às diversas necessidades de gestão de riscos.
Serviços de compressão e compensação de contratos de swaps retroativos como medidas de suporte serão oferecidos para ajudar as instituições participantes a gerenciar o montante nocional em aberto, reduzir os custos de capital e impulsionar as negociações ativas.
Além disso, o desconto de taxas do esquema será estendido por mais um ano, juntamente com outros incentivos a serem lançados pelas infraestruturas do mercado financeiro tanto da China continental quanto da RAEHK, para reduzir os custos de participação dos investidores.
Essas medidas otimizarão ainda mais as funções do produto do Swap Connect e melhorarão a conveniência das transações e a gestão de riscos, permitindo que mais investidores estrangeiros entrem no mercado, expandindo a escala das transações e melhorando a liquidez do mercado, disse Huang Yi, gerente geral do departamento de mercado financeiro do Bank of Communications.
Espera-se que o entusiasmo de negociação dos investidores estrangeiros seja ainda mais impulsionado, o que ajudará a atrair mais investidores estrangeiros, especialmente fundos de longo prazo, para investir no mercado de títulos da China, acrescentou Zhang.
Ao longo dos anos, a China promoveu de forma constante a abertura de alto nível do mercado financeiro, atendendo ativamente às necessidades dos investidores internacionais e facilitando o investimento no mercado financeiro da China. O Swap Connect, juntamente com outras medidas destinadas a promover a abertura financeira, tem continuamente injetado vitalidade no desenvolvimento do mercado financeiro da RAEHK.
Também é notável o programa Bond Connect, lançado em julho de 2017, que é um esquema de acesso mútuo ao mercado que permite aos investidores estrangeiros investirem no mercado de títulos interbancários da China continental.
Olhando para o futuro, os reguladores da China continental e da RAEHK orientarão as instituições de infraestrutura financeira em ambos os mercados para estender a colaboração empresarial sob o Swap Connect de maneira estável e ordenada e melhorar ainda mais os arranjos operacionais do esquema, de acordo com a HKMA. Fim
Leia também:
Investimento direto não financeiro da China no exterior aumenta 9,1% em janeiro e fevereiro
O investimento direto não financeiro da China no exterior aumentou 9,1% em termos anuais, para US$ 22,97 bilhões nos primeiros dois meses de 2025.
Capacidade instalada de geração elétrica da China aumenta 14,5%
A capacidade instalada acumulada de geração elétrica da China atingiu 3,4 bilhões de quilowatts até o final de fevereiro, marcando um aumento de 14,5% ano a ano.
Crescimento econômico estável da China traz oportunidades globais, diz especialista
DUBAI, 20 de março (Xinhua) — O crescimento econômico estável da China está proporcionando oportunidades valiosas para o resto do mundo, já que a economia global enfrenta incertezas crescentes, disse Kassem Tofailli, presidente da Associação Árabe Chinesa de Cooperação e Desenvolvimento. Graças às políticas do governo chinês para gerenciar riscos, a economia chinesa continua a […]
Principal taxa de empréstimo da China permanece inalterada
Beijing, 20 março (Xinhua) — A principal taxa de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, uma taxa de empréstimo de referência baseada no mercado, ficou em 3,1% nesta quinta-feira, inalterada em relação ao mês anterior. A LPR de mais de cinco anos, na qual muitos credores baseiam suas taxas de hipoteca, […]
Empresas de telecomunicações da China desenvolvem tecnologia 6G
As empresas chinesas de telecomunicações estão se esforçando para aprofundar a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia 6G, uma vez que o mundo está em uma janela crítica de oportunidade para identificar tecnologias potenciais e desenvolver padrões-chave para a próxima geração de tecnologia sem fio.
CEO da Suzano revela estratégia para aumentar investimento no mercado chinês
A Suzano, a maior produtora mundial de celulose, planeja aumentar o investimento no mercado chinês, concentrando-se em materiais de base biológica, infraestrutura logística e fortalecimento de parcerias locais.