Talibãs aplaudem Rússia por estabelecer relações com o Afeganistão

China pede fortalecimento do diálogo; para UE, reconhecimento é prejudicial aos esforços internacionais

67
Militantes do Talibã (foto: Agência Xinhua)
Militantes do Talibã (foto: Agência Xinhua)

As autoridades instaladas pelo Talibã no Afeganistão após assumir o controle do país da Ásia Central em agosto de 2021 aplaudiram a decisão da Rússia de se tornar o primeiro país do mundo a reconhecer seu governo, dizendo que isso marca “uma nova fase” nas relações bilaterais entre os dois países.

O ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Amir Jan Muttaqi, enfatizou que a decisão de Moscou “é uma nova fase de relações positivas, respeito mútuo e intercâmbios construtivos”, de acordo com uma mensagem publicada pelo ministério afegão em sua conta na mídia social X. Ele disse que “essa decisão será lembrada como significativa para o desenvolvimento das relações bilaterais” e “será um bom exemplo para outros países”.

A medida também foi aplaudida pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, que disse que seu país “apoia a comunidade internacional no fortalecimento das interações e do diálogo com o governo interino afegão.

Já a União Europeia criticou o reconhecimento, afirmando que a medida “prejudica” os esforços da comunidade internacional para se relacionar com Cabul com base em suas ações internas e no tratamento dado às minorias, incluindo a revogação de políticas discriminatórias contra as mulheres.

Espaço Publicitáriocnseg

“Reconhecer o Talibã como o governo legítimo do Afeganistão prejudica os esforços internacionais em andamento para encontrar soluções para uma paz duradoura no Afeganistão e para a estabilidade na região”, disse o porta-voz de relações exteriores da UE, Anouar El Anouni.

Com informações da Europa Press

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui