A felicidade bancária com o regime de Felipe Calderón só é comparável com a que tem no Governo Lula. No primeiro trimestre do segundo ano de governo, a banca que opera no México obteve rendimentos líquidos 54,22% superiores aos do mesmo período do ano anterior, segundo dados da Comissão Nacional Bancária e de Valores (CNBV). O BBVA-Bancomer foi responsável por nada menos que 34% dos lucros totais que o grupo espanhol obteve em 2007, informa o boletim eletrônico Resenha Estratégica.
Companhia
Além do Banco Central do Brasil, apenas seu congênere do México utiliza o recurso do swap reverso. No Brasil, esse mecanismo faz com o Tesouro Nacional – agora, laranja do BC – perca quando o câmbio valoriza e quando o juros sobem.
Pátria
Para registro: somente no Brasil e em alguns poucos sites da Europa – o mais importante o do Financial Times – a cervejaria Inbev é identificada como “belgo-brasileira”. Em todos os demais – como os pesos-pesados como New York Times, MSNBC, Bloomberg e BBC – é simplesmente a “cervejaria belga”. Na Reuters internacional, também. (No site em português, a referência é ao suposto controle dividido entre os dois países). Na Forbes, a única referência ao Brasil é quanto ao time de administradores originários de Pindorama, definido como “cruel cortador de custos”.
Dívida com a Previdência
“Como reduzir os débitos junto à Receita com a redução da prescrição previdenciária nas execuções fiscais e parcelamentos de débitos público”. O nome do seminário é gigantesco e a possibilidade de diminuir a dívida também. A publicação da Súmula Vinculante 8, pelo STF, mostra a inconstitucionalidade da prescrição previdenciária decenal. O seminário pretende orientar o contribuinte a agir diante dessa decisão. O palestrante será o consultor tributário Roberto Rodrigues de Morais, membro do Conselho Consultivo da Coad. A realização é da Veritae. Será no Rio de Janeiro (R. Rodrigo Silva, 18, 7º andar), no dia 7 de agosto. Informações: cursos@veritae.com.br
Saúde é dinheiro
Há muito tempo tem-se como verdade que a maior prosperidade traz melhores opções de saúde, mas o contrário também é verdade? Mais saúde traz mais prosperidade, tanto pessoal quanto nacional?
Estudos da OMS na Europa mostram que o aumento da expectativa de vida é claramente acompanhado pela melhora do desempenho econômico. Entre 1970 e 2003, na parte ocidental, o aumento da expectativa de vida teve o “valor” de 29%-38% do Produto Interno Bruto (PIB) e ultrapassou muito os gastos com saúde de cada país. Na parte oriental, o relacionamento foi ainda mais claro: entre 1990 e 2003, os países que tiveram redução na expectativa de vida tiveram perdas no bem-estar social entre 16%-31%, e aqueles que tiveram aumento na expectativa de vida tiveram um benefício de 12%-31% do PIB.
Satisfação dupla
Um estudo alemão feito entre 1995 e 2005 mostrou que um aumento de 10% na satisfação da saúde melhorou o salário horário das mulheres em cerca de 0,14%-0,47% e dos homens em cerca de 0,09%-0,88%. Em um recente estudo da Federação Russa, a boa saúde (comparada com pior saúde) mostrou um aumento de salário de 22% para as mulheres e de 18% para os homens.
Nutrição
O hospital Pró-Cardíaco (RJ) está com inscrições abertas para pós-graduação em nutrição. O objetivo do curso é desenvolver competências e habilidades do nutricionista, envolvido na prática clínica, bem como buscar a valorização da prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Com início previsto para o dia 2 de agosto, o curso terá 30 vagas e será realizado quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 18h. As inscrições poderão ser feitas, até o dia 22, pelo telefone (21) 2131-1444 ou pelo e-mail procep@procardiaco.com.br
Lixo
As operadoras de telefonia móvel não parecem preocupadas com o spam no celular, até porque são as primeiras a enviar aos assinantes mensagens não solicitadas.
Marcos de Oliveira e Sérgio Souto