A Consumer Technology Association (CTA), dos Estados Unidos, alertou no domingo que as tarifas propostas pelo presidente eleito Donald Trump podem reduzir significativamente a capacidade dos norte-americanos de comprar produtos de tecnologia, potencialmente cortando o poder de compra em até US$ 143 bilhões.
De acordo com um relatório divulgado pela CTA, as compras de laptops e tablets podem despencar em até 68%, enquanto o consumo de consoles de jogos pode cair 58%. As compras de smartphones, um pilar da tecnologia moderna do consumidor, podem ter um declínio de até 37%.
“Estamos realmente observando de perto em nossa pesquisa de previsão, observando os produtos de tecnologia que os consumidores amam e confiam, incluindo smartphones e laptops, e entendendo que eles podem ser ameaçados pelas propostas de tarifas do presidente eleito Trump”, disse Brian Comiskey, diretor sênior de Inovação e Tendências da CTA.
O relatório previu que a indústria de tecnologia de consumo dos EUA crescerá 3,2%, para US$ 537 bilhões, em 2025. “Nossa previsão positiva reflete a força da indústria, mas as tarifas propostas ameaçam o poder deflacionário da tecnologia na economia global. As tarifas são um imposto sobre empresas e consumidores norte-americanos. Instamos a administração entrante e o Congresso a priorizar uma Agenda de Inovação que promova o crescimento”, disse o CEO da CTA, Gary Shapiro, em uma declaração.
Leia também:
Construção dos EUA perde com tarifas e deportações de Trump | Monitor Mercantil
Ed Brzytwa, vice-presidente de Comércio da CTA, destacou preocupações adicionais sobre potenciais repercussões internacionais. “A retaliação de nossos parceiros comerciais aumenta os custos, interrompe as cadeias de suprimentos e prejudica a competitividade das indústrias dos EUA”, disse ele, instando a administração entrante a considerar cuidadosamente esses impactos ao formular a política comercial.
Agência Xinhua