Enquanto alguns insistem que o Uber é uma inovação em transporte urbano – o que é renegado pelos estudiosos de tecnologias disruptivas – alternativas realmente novas vão pipocando pelo mundo. Israel deverá ser o primeiro país a utilizar o SkyTran – um monotrilho de levitação magnética desenvolvido com tecnologia da Nasa. O sistema emprega pequenos veículos em forma de cápsulas, para quatro passageiros, e não necessita de condutor, pois o movimento é automatizado. Eles circularão a 100 km/h. Os monotrilhos estarão a seis metros acima das ruas, com paradas de embarque a cada 400 metros. Ao aproximar-se de uma estação, o táxi – assim é chamado – passará por uma plataforma secundária, sem interromper o tráfego. No projeto inicial, cada cápsula é alimentada com energia elétrica. Posteriormente, será equipada com painéis solares.
Os designers asseguram que os passageiros poderão pedir o táxi por meio de uma página na internet ou de um aplicativo de celular, o preço da passagem será mais barato que o de um táxi convencional e que, com a implantação de painéis solares, ele se tornará o meio de transporte mais ecológico do mundo. Segundo os responsáveis, os sistemas de transportes subterrâneos podem custar entre US$ 100 milhões por quilômetro, enquanto o SkyTran custa cerca de US$ 8 milhões/km.
Sistema com tecnologia de propulsão semelhante, mas finalidade diferente, é desenvolvido há 16 anos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde fevereiro passado, o MagLev Cobra tem um protótipo em testes no campus do Fundão. Só que o objetivo é transporte de massas, ao contrário do quase individual SkyTran.
É o preço do barril, estúpido
A Óleo e Gás Participações e a OGX Petróleo e Gás solicitaram à Agência Nacional de Petróleo (ANP) autorização para retomada de produção no Campo de Tubarão Martelo. As companhias têm intenção de voltar a produzir devido à elevação no preço do petróleo ocorrida nas últimas semanas. Antes da interrupção temporária, o FPSO OSX-3 estava produzindo em média 8,6 mil barris de óleo por dia. A ANP tem 60 dias para analisar a proposta.
Sentiram o golpe
A Folha de S.Paulo foi o jornal escalado nesta sexta-feira para tentar negar que a mídia internacional trata do impeachment no Brasil como um golpe institucional.
Visão internacional
O Nobel da Paz de 1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, disse no Senado brasileiro que o processo contra Dilma Rousseff é um possível golpe de Estado.
Vire-se
Desabafo de um cliente e funcionário aposentado do BB: “Infelizmente, o Banco do Brasil de hoje não é mais aquele no qual ingressei em 1963. A administração é hostil aos clientes e funcionários. (…) É confortável alegar cláusulas desconhecidas pelos clientes, pois os contratos em geral não são dados a conhecer. É o chamado contrato de adesão, objeto de questionamento na Justiça. (…) Mudam para pior, como é usual. Criam armadilhas a cada dia (…)”
A queixa se refere ao pagamento de conta de cartão de crédito do BB no caixa eletrônico do próprio banco. A resposta da instituição financeira foi que “conforme consta na cláusula 3.6.3, o cliente é o responsável pela exatidão de datas de vencimentos, valores e beneficiários de créditos, referentes aos pagamentos, agendamentos de pagamento, transferências e depósitos efetuados pelo cliente em canais eletrônicos de atendimento (…)
Em resumo, os bancos eliminam caixas, demitem bancários e jogam a responsabilidade pelo serviço para o cliente. Nem ao menos isto representa redução nas tarifas; ao contrário, o aumento é sempre superior à inflação, muitas vezes disfarçado em mudanças nos “pacotes” oferecidos – pode-se dizer empurrados – aos correntistas.
Quem é quem
No próximo dia 9, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) vai publicar o que considera a mais completa informação já divulgada sobre companhias secretas offshore e as pessoas por trás delas. O levantamento tem como base os documentos vazados no escândalo Panama Papers. Os dados poderão ser consultados e incluem mais de 200 mil companhias, trustes, fundações e fundos baseados em 21 paraísos fiscais, de Hong Kong a Nevada (EUA).
Quem financia quem
O ICIJ, grupo que reúne 190 jornalistas de 65 países, tem entre seus financiadores a Ford Foundation e a Open Society Foundations (cujo fundador e principal executivo é George Soros).
Rápidas
O segundo dos 12 seminários regionais de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, planejados para cada uma das regiões turísticas fluminenses, foi realizado nesta sexta-feira, em Resende. Nos eventos são apresentados os projetos já realizados da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro/ TurisRio e as novas ações programadas, além de discutido o planejamento do turismo na região *** O administrador e consultor de empresas Roberto Barretto fará palestra na próxima terça-feira, às 19h, na Universidade Estácio de Sá, em Copacabana. O tema será “Estratégia e Inovação”. A palestra é aberta ao público.