Chegou ao Tribunal de Contas da União (TCU) denúncia sobre o afretamento, por parte da Petrobras, de embarcações que não cumprem a legislação brasileira e acordos internacionais. Pior: a estatal estaria contratando navios, a elevados preços de mercado, a empresas estrangeiras de baixo padrão que desrespeitam a legislação trabalhista, as normas de segurança e a legislação ambiental brasileiras. Algumas empresas sequer têm endereço certo e operam sob bandeiras piratas, o que impede que sejam acionadas por ilícitos e danos causados. Além disso, algumas embarcações têm valor econômico tão baixo que, por vezes, este sequer cobre dívidas operacionais e indenizações por eventuais danos materiais, incluindo os ambientais.
A denúncia foi feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf). No ofício enviado ao TCU, o presidente da Conttmaf, Severino Almeida Filho, que também preside o Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar) alerta para a clara probabilidade de novos prejuízos ao Erário, como os decorrentes do possível acolhimento pela Justiça do Trabalho de pleitos dos trabalhadores nacionais e estrangeiros das empresas “sub standard”, e requer do Tribunal que este proceda às diligências pertinentes e execute, entre outras medidas, a aplicação de multa aos infratores. O sindmar tem solicitado providências para que a estatal revise os critérios de afretamento de embarcações offshore e navios petroleiros, de forma a garantir que os armadores contratados operem dentro das normas.
Parado
Não houve consenso entre os diretores da ABCO, em sua 27ª reunião de agosto, sobre a situação do mercado. Alguns setores, como área de infraestrutura, apresentam sinais positivos com a proximidade de leilões de concessões, mas as demais áreas ainda permanecem praticamente paradas, principalmente consultorias em organizações, treinamento, desenvolvimento de pessoal, dentre outras. Foi praticamente unânime que 2015/16 foram anos perdidos. O ano de 2017, a depender do novo governo, poderá apresentar uma recuperação.
Debandada
O apoio incondicional ao impeachment não fez bem para a circulação das revistas semanais. No primeiro semestre de 2016, na comparação com os seis primeiros meses de 2015, a Veja apresentou uma queda de 6,7%. A Época, segunda no ranking do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), despencou 7,29%.
‘Sugar Daddies’
São Paulo (com 37%) e Rio de Janeiro (com 14%) são os estados com maior número de homens maduros e bem-sucedidos em busca de mulheres jovens e atraentes, de acordo com pesquisa realizada pela rede social Meu Patrocínio. De acordo com Jennifer Lobo, CEO do portal, sites de relacionamentos estão cada dia mais presentes para encontrar alguém.
Sapata-lo-ia
Não há como esconder que a visita de Michel Temer à China recebeu discretíssima cobertura da imprensa local, ainda mais se comparado ao tratamento dado ao presidente turco, Recép Erdogan, e até mesmo com o argentino Mauricio Macri. Destaque, mesmo, só foi dado ao brasileiro quando foi ao shopping comprar um sapato… chinês. Os produtores brasileiros agradecem.
Longe
Difícil acreditar na fabulosa quantia de R$ 8 bilhões que a Operação Greenfield, deflagrada nesta segunda pela Polícia Federal, diz ter sido desviada dos fundos de pensão. Parece que o objetivo era apenas o de chamar atenção. E conseguiu: a denúncia de que o PMDB e os cabeças do partido (os de sempre: Renan, Jucá, Raupp e Jáder Barbalho) receberam, na forma de doações de campanha, propina das empreiteiras que construíram Belo Monte passou longe das manchetes. Pudera: além de não ser contra o PT, foram “apenas” R$ 159,2 milhões.
Rápidas
O executivo Paulo Michel, vice-presidente da Associação Brasileira de Indústria e Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), é o novo diretor de hotelaria da Rede de Hotéis Othon *** A Mostra de Orquídeas estará entre 8 e 10 de setembro no Passeio Shopping (RJ). São mais de 2 mil plantas de cores variadas cultivadas em Teresópolis *** A Ceva Logistics nomeou Levi Lima de Souza como vice-presidente de Recursos Humanos na América do Sul. Ele trabalhará no escritório da empresa em São Paulo comandando as ações no Brasil, Chile, Colômbia, Argentina e Peru *** A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) recebe dia 8 o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, durante reunião da Diretoria Executiva Nacional, em Brasília, para apresentar o painel “Democratização das relações do trabalho – Espaço de diálogo na construção de políticas públicas” *** André Marcos Fávero, diretor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), e Fernando Pimentel, diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), são os convidados especiais da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) para o lançamento do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2016), dia 15 próximo, em São Paulo.