TCU suspende processo de desestatização da Ceitec

485
Placa de vídeo, chips e semicondutores (Foto: Pixabay)
Placa de vídeo, chips e semicondutores (Foto: Pixabay)

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ao Ministério da Economia que interrompa o processo de desestatização do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) até nova deliberação do Tribunal. No prazo de 60 dias, o Ministério da Economia precisará enviar uma série de informações à Corte de Contas.

A estatal federal é a única fabricante de chips e semicondutores da América Latina. A decisão foi baseada em voto do revisor da matéria, ministro Vital do Rêgo, que considerou frágeis as justificativas apresentadas pelo Governo Federal para fundamentar a desestatização da empresa.

“Os motivos que conduziram à liquidação da Ceitec não se sustentam, carecendo de maior fundamentação, pois se apoiaram em análises que não ponderaram relevantes perdas e dispêndios de recursos públicos como consequências imediatas desta linha de ação”, disse o ministro revisor.

“Sem a Ceitec, o Brasil perderá o seu passaporte de tecnologia nacional para o futuro, atuando na contramão de outros países e continuará dependente de tecnologia estrangeira”, alertou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre e funcionário da Ceitec Edvaldo Muniz.

Espaço Publicitáriocnseg

O sindicalista lamentou que todos os engenheiros da área de design já foram embora, a convite de outras empresas. “Estão condenando a nação ao subdesenvolvimento nessa área, além de extinguir o futuro tecnológico das próximas gerações. No final das contas, os que estão tomando a decisão de liquidar a empresa jamais entenderam o que a Ceitec pode fazer pelo país”.

O Ministério da Economia também deve apresentar ao TCU os resultados obtidos para regularização do terreno onde se localiza a Ceitec e os recursos necessários para a execução dos serviços de descontaminação e descomissionamento da sala limpa da empresa, estimados em R$ 140 milhões.

Leia também:

ANTT aprova privatização da Rodovia da Morte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui