Na internet, tempo é dinheiro, mas não da maneira tradicional. Nesse espaço, lucros têm relação forte com o tempo que os usuários “gastam” consumindo um determinado conteúdo, o que é interessante.
Um estudo publicado pela plataforma Exame, por exemplo, revelou que mais de ¾ dos brasileiros consomem conteúdos de streaming todos os dias, o que são números impressionantes, em especial quando comparados com o declínio da TV aberta. A internet se tornou o campo mais fértil de todos.
Mas esse consumo não acontece de maneira aleatória. Plataformas digitais utilizam análises inteligentes para entender o comportamento do público, otimizar experiências e maximizar o engajamento. Isso vale para redes sociais, serviços de streaming e até para o mercado de apostas esportivas, que tem crescido significativamente nos últimos anos.
Por exemplo, sites especializados, como a Strafe, fazem uso de algoritmos avançados para oferecer estatísticas detalhadas, previsões e informações em tempo real sobre apostas e eSports (https://www.strafe.com/br/apostas-esports/). Essas plataformas não apenas reúnem dados, mas também os analisam para proporcionar aos usuários uma experiência mais estratégica e personalizada. Dessa forma, os jogadores podem tomar decisões mais informadas com base em tendências e padrões de comportamento.
Essa abordagem baseada em dados é um reflexo de como a inteligência de mercado tem sido aplicada em diferentes setores do entretenimento digital. Desde os algoritmos que recomendam séries e filmes até as tecnologias que personalizam experiências em jogos online, a análise inteligente está moldando o futuro da diversão na internet.
Nesse texto, nós vamos explicar como o uso de estatísticas e inteligência de mercado aprimoram as experiências e a tomada de decisões em plataformas voltadas ao público digital.
1. As técnicas de SEO, vendas de produtos e contratação de serviços
É impossível falar sobre a análise inteligente de dados e tecnologias sem citar as famosas técnicas de SEO. Basicamente, se trata do aprimoramento de palavras-chave de uma plataforma, como o objetivo de que o site seja melhor ranqueado em ferramentas de pesquisas, como o Google, o Yahoo ou outros.
Isso é indispensável ao mundo do entretenimento online, considerando que pesquisas são a principal maneira como usuários entram em contato com um produto ou serviço. Embora as técnicas de SEO possam ser (e frequentemente sejam) impulsionadas por IA, o “elemento humano” ainda é essencial.
2. O papel das análises inteligentes nas apostas esportivas online
As apostas esportivas e os cassinos online vêm ganhando destaque no cenário dos jogos online no Brasil, em parte pela recente regulamentação das atividades. Como consequência, as plataformas especializadas oferecem novas experiências interativas, como compatibilidade com VR e as “criptos”.
Além disso, os números do setor são impressionantes. Segundo uma pesquisa do DataSenado, aproximadamente 22 milhões de brasileiros (ou 12% da população) fizeram apostas online no último mês. O Banco Central do Brasil estima que entre R$ 18 bilhões e R$ 21 bilhões sejam movimentados mensalmente via Pix apenas em plataformas de apostas.
Esse crescimento acelerado se reflete no aumento do número de empresas atuando no setor: em 2020, eram apenas 51 operadoras no Brasil, enquanto em 2023 esse número saltou para 308, de acordo com um levantamento do jornal Le Monde.
A tabela abaixo resume alguns dos principais dados sobre o mercado de apostas online no Brasil:
Indicador | Valor | Fonte |
Participação de brasileiros em apostas | 12% (aprox. 22 milhões de pessoas) | DataSenado (out/2024) (Senado Federal) |
Volume mensal de transações via Pix | Entre R$ 18 bilhões e R$ 21 bilhões | Banco Central do Brasil (set/2024) (Exame) |
Crescimento de empresas de apostas | De 51 em 2020 para 308 em 2023 | Le Monde (set/2024) (Le Monde) |
Com números tão expressivos, fica claro como o mercado de apostas esportivas tem se tornado um dos segmentos mais dinâmicos do entretenimento digital. Para se destacar, plataformas como a Strafe – citada anteriormente – utilizam análises inteligentes e algoritmos avançados para oferecer estatísticas detalhadas, previsões e informações em tempo real sobre eSports e apostas esportivas.
3. Os algoritmos das redes sociais e o consumo de conteúdos
Toda rede social é projetada para manter os usuários online o máximo de tempo possível, não importa qual seja o seu objetivo. Isso acontece porque esses espaços ganham a maior parte dos seus lucros de investidores e propagandas, os quais precisam que as pessoas que visitam as redes conheçam marcas.
Como consequência, temos a tecnologia conhecida como “o algoritmo”. Muitas vezes referido quase como uma entidade mitológica, trata-se de linhas de código que modificam o que é mostrado para os usuários de acordo com as suas atividades; agregando materiais interessantes que os mantêm online.
4. As inteligências artificiais e as experiências mais interativas
Para finalizar esse artigo, temos não um método específico, mas as tecnologias que possibilitam a aplicação destes. O maior exemplo são as inteligências artificiais, as quais aparecem em todas as áreas supracitadas: na automação das técnicas de SEO, nos jogos online e nos algoritmos das redes sociais.
Como consequência, investimentos nesse tipo de tecnologia vêm crescendo a cada ano, com recursos como o ChatGPT e DeepSeek ganhando popularidade entre indivíduos e empresas. A ideia não é que as IA desempenhem tarefas de raciocínio lógico humanas, mas que facilitem a análise de dados online.
E esses são apenas alguns exemplos de como as análises inteligentes estão transformando o mundo do entretenimento. Se isso é algo positivo ou não, não há um julgamento de valor, apenas a constatação de fatos e a ideia de que é preciso estar por dentro das mudanças. O futuro desse tema ainda é incerto.
Por Assessoria