O embargo dos Estados Unidos após o acordo que o Brasil fechou com a China na área de satélites foi um dos fatores motivadores da pesquisa sobre dispositivos resistentes à radiação e da da criação do Laboratório de Pesquisas em Radiação Ionizante (Leri), no Centro Universitário FEI, em parceria com a USP e o IEAv. “Por conta do acordo que o Brasil fez com a China na área de satélites, sofremos sanções que dificultaram o avanço nos nossos estudos. Por conta disso, ficamos sem comprar os dispositivos resistentes à radiação que são da Nasa ou de quem trabalha com eles”, revela a professora Marcilei Guazzelli, do departamento de Física da FEI e pesquisadora do projeto.
“Dominar uma tecnologia de uma área estratégica, que é a Espacial, é importante para a soberania de um país. Se não tivermos desenvolvimento de tecnologia própria, ficaremos dependentes de outros países”, destaca Marcilei. A docente também salienta que os resultados dos testes não servem apenas para área espacial. “Toda essa tecnologia que estamos desenvolvendo também pode ser útil para outras áreas, como a da Saúde, por exemplo.”
Alguém aí lembrou da Embraer, alvo da cobiça da Boeing?
É da natureza deles
A discussão sobre a influência da Cambridge Analytica na eleição norte-americana começa equivocada. O cerne da questão é o uso de dados pessoais para ganhar dinheiro – ou votos. Isto o Facebook, o Google e outros similares fazem a todo momento. É nisto que ancoram seu faturamento: vender publicidade de acordo com os interesses ou com os hábitos de navegação de cada internauta.
Alvo
O Facebook está percebendo – US$ 50 bilhões de perda de valor de mercado depois – que a velha mídia ainda pode fazer estragos.
Garantido
O SMS ainda é o meio mais utilizado para o envio de mensagens de marcas e empresas, de acordo com pesquisa realizada pela Mobile Time e Opinion Box, com o patrocínio da Infobip. Grandes companhias, como bancos e seguradoras, utilizam esse canal para o envio de notificações automáticas a seus clientes. A pesquisa aponta que 51% dos internautas brasileiros recebem SMS todo dia ou quase todo dia. Por outro lado, apenas 24% dos entrevistados enviam SMS todo dia ou quase todo dia.
Outro dado surpreendente é que a frequência de uso do WhatsApp para chamadas de voz está caindo. Na pesquisa anterior, realizada em julho de 2017, 57% dos usuários de chamadas de voz no aplicativo afirmavam utilizar esse serviço todo dia ou quase todo dia. Agora essa proporção diminuiu para 47%. Os que afirmaram que quase nunca usam subiram de 3% para 7%.
Além disso, na pesquisa anterior, 52% os usuários diziam que falavam mais pelo app do que pelo plano de minutos de sua operadora. Desta vez, a proporção se inverteu: 53% disseram que usam mais o serviço tradicional de chamada das operadoras do que ligações pelo WhatsApp. Uma explicação para essa transição está no lançamento de planos de voz ilimitados para pós-pagos e pré-pagos em várias operadoras ao longo dos últimos 12 meses.
Rápidas
Entre 12 e 15 de abril, o Colégio Naval, localizado na cidade de Angra dos Reis (RJ), sediará a XV Edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador. Mais informações: www.simposio.com.br *** Os shoppings apresentam atrações na Páscoa: o Jardim Guadalupe realizará uma série de eventos de 24 de março a 1º de abril, como o Clubinho da Páscoa. O Carioca Shopping inova com o Coelhinho Foodtruck, onde as crianças poderão brincar e participar de uma Oficina de Ovo de Colher, dias 31 de março e 1º de abril, das 14h às 20h. O Caxias Shopping apresenta a Oficina de Decoração de Cupcake. Dia 1º de abril, das 16h às 19h30 *** O 1º Encontro de Inteligência e Estratégia 2018 será realizado pela ComInteligência, em parceria com a Fecomércio MG, em 27 de março, das 14h às 17h, no auditório da entidade, em Belo Horizonte. Inscrições: /www.fecomerciomg.org.br/2018/03/1-encontro-de-inteligencia-e-estrategia-2018/ *** A FGV Eesp realiza terça-feira, às 11h, debate sobre a importância da reforma do funcionalismo público brasileiro com o ex-ministro Nelson Barbosa. Será na Rua Itapeva, 474 – 6° andar – Auditório, São Paulo (SP) *** A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) elegeu o novo Conselho de Administração e Fiscal da entidade para o triênio 2018–2021. O novo presidente do Conselho é Eduardo Amaro, diretor do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo.