Tecnologia para o desenvolvimento e para a soberania

O embargo dos Estados Unidos após o acordo que o Brasil fechou com a China na área de satélites foi um dos fatores motivadores...

O embargo dos Estados Unidos após o acordo que o Brasil fechou com a China na área de satélites foi um dos fatores motivadores da pesquisa sobre dispositivos resistentes à radiação e da da criação do Laboratório de Pesquisas em Radiação Ionizante (Leri), no Centro Universitário FEI, em parceria com a USP e o IEAv. “Por conta do acordo que o Brasil fez com a China na área de satélites, sofremos sanções que dificultaram o avanço nos nossos estudos. Por conta disso, ficamos sem comprar os dispositivos resistentes à radiação que são da Nasa ou de quem trabalha com eles”, revela a professora Marcilei Guazzelli, do departamento de Física da FEI e pesquisadora do projeto.

Dominar uma tecnologia de uma área estratégica, que é a Espacial, é importante para a soberania de um país. Se não tivermos desenvolvimento de tecnologia própria, ficaremos dependentes de outros países”, destaca Marcilei. A docente também salienta que os resultados dos testes não servem apenas para área espacial. “Toda essa tecnologia que estamos desenvolvendo também pode ser útil para outras áreas, como a da Saúde, por exemplo.”

Alguém aí lembrou da Embraer, alvo da cobiça da Boeing?

 

É da natureza deles

A discussão sobre a influência da Cambridge Analytica na eleição norte-americana começa equivocada. O cerne da questão é o uso de dados pessoais para ganhar dinheiro – ou votos. Isto o Facebook, o Google e outros similares fazem a todo momento. É nisto que ancoram seu faturamento: vender publicidade de acordo com os interesses ou com os hábitos de navegação de cada internauta.

 

Alvo

O Facebook está percebendo – US$ 50 bilhões de perda de valor de mercado depois – que a velha mídia ainda pode fazer estragos.

 

Garantido

O SMS ainda é o meio mais utilizado para o envio de mensagens de marcas e empresas, de acordo com pesquisa realizada pela Mobile Time e Opinion Box, com o patrocínio da Infobip. Grandes companhias, como bancos e seguradoras, utilizam esse canal para o envio de notificações automáticas a seus clientes. A pesquisa aponta que 51% dos internautas brasileiros recebem SMS todo dia ou quase todo dia. Por outro lado, apenas 24% dos entrevistados enviam SMS todo dia ou quase todo dia.

Outro dado surpreendente é que a frequência de uso do WhatsApp para chamadas de voz está caindo. Na pesquisa anterior, realizada em julho de 2017, 57% dos usuários de chamadas de voz no aplicativo afirmavam utilizar esse serviço todo dia ou quase todo dia. Agora essa proporção diminuiu para 47%. Os que afirmaram que quase nunca usam subiram de 3% para 7%.

Além disso, na pesquisa anterior, 52% os usuários diziam que falavam mais pelo app do que pelo plano de minutos de sua operadora. Desta vez, a proporção se inverteu: 53% disseram que usam mais o serviço tradicional de chamada das operadoras do que ligações pelo WhatsApp. Uma explicação para essa transição está no lançamento de planos de voz ilimitados para pós-pagos e pré-pagos em várias operadoras ao longo dos últimos 12 meses.

 

Rápidas

Entre 12 e 15 de abril, o Colégio Naval, localizado na cidade de Angra dos Reis (RJ), sediará a XV Edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador. Mais informações: www.simposio.com.br *** Os shoppings apresentam atrações na Páscoa: o Jardim Guadalupe realizará uma série de eventos de 24 de março a 1º de abril, como o Clubinho da Páscoa. O Carioca Shopping inova com o Coelhinho Foodtruck, onde as crianças poderão brincar e participar de uma Oficina de Ovo de Colher, dias 31 de março e 1º de abril, das 14h às 20h. O Caxias Shopping apresenta a Oficina de Decoração de Cupcake. Dia 1º de abril, das 16h às 19h30 *** O 1º Encontro de Inteligência e Estratégia 2018 será realizado pela ComInteligência, em parceria com a Fecomércio MG, em 27 de março, das 14h às 17h, no auditório da entidade, em Belo Horizonte. Inscrições: /www.fecomerciomg.org.br/2018/03/1-encontro-de-inteligencia-e-estrategia-2018/ *** A FGV Eesp realiza terça-feira, às 11h, debate sobre a importância da reforma do funcionalismo público brasileiro com o ex-ministro Nelson Barbosa. Será na Rua Itapeva, 474 – 6° andar – Auditório, São Paulo (SP) *** A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) elegeu o novo Conselho de Administração e Fiscal da entidade para o triênio 2018–2021. O novo presidente do Conselho é Eduardo Amaro, diretor do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás