Tecnologias digitais impulsionam comércio global de serviços

316
Robô humanóide é fotografado durante a Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS) 2024 em Beijing, capital da China, em 12 de setembro de 2024. (Xinhua/Cao Mengyao)Robô humanóide é fotografado durante a Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS) 2024 em Beijing, capital da China, em 12 de setembro de 2024. (Xinhua/Cao Mengyao)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 19 set (Xinhua) — Humanos digitais alimentados por IA, robôs cirúrgicos, robôs humanóides, direção em realidade virtual e vestiários virtuais. Essas foram algumas das exibições deslumbrantes de tecnologias digitais em uma recente grande feira de serviços em Beijing.

A Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS) 2024, encerrada na segunda-feira, atraiu mais de 450 empresas da Fortune 500 e empresas que assumiram a liderança em seus respectivos setores, bem como 85 países e organizações internacionais.

“Com a inovação contínua e a aplicação de tecnologias digitais, como IA, computação em nuvem e big data, a economia digital está se tornando um dos principais impulsionadores do desenvolvimento econômico e social global”, disse Zhang Feng, chefe do Partido do Conselho do Instituto Chinês de Eletrônica, em um fórum na feira.

Os especialistas da feira também acreditam que as tecnologias digitais estão impactando profundamente o comércio global de serviços, reduzindo os custos de transação e melhorando a eficiência, que está se tornando um impulsionador da globalização econômica.

Espaço Publicitáriocnseg

“As plataformas digitais estão surgindo a uma velocidade de tirar o fôlego”, disse Andreas Keibel, chefe da Associação Alemã-Chinesa para a Promoção da Cultura e do Intercâmbio de Tecnologia, em um discurso em vídeo em um subevento da feira.

“Ativando o Motor Digital, Expandindo Novo Espaço para o Comércio Digital”, o tema do subevento, é, sem dúvida, um tópico central que agora é onipresente, disse Keibel.

Li Wei, chefe da região da China da Associação Alemã-Chinesa para a Promoção da Cultura e do Intercâmbio de Tecnologia, disse que a profunda integração das tecnologias digitais com a logística moderna e o comércio internacional abriu um amplo espaço para a cooperação sino-alemã no comércio digital.

Aproveitando a onda da digitalização, a China, o maior mercado automotivo do mundo e fundamental para as montadoras alemãs, está se tornando uma importante fonte de inovação e transformação para a indústria automobilística, disse Li.

Li acredita que, no futuro, a China e a Alemanha também devem fortalecer a cooperação na construção de infraestrutura digital e explorar novos caminhos para a transformação digital inteligente.

Nos últimos anos, a China atribuiu grande importância ao desenvolvimento e à cooperação no comércio digital, promovendo a construção de zonas de demonstração do comércio digital e fomentando novas formas e modos de comércio digital.

As importações e exportações de serviços da China cresceram 14% ano a ano, para 3,6 trilhões de yuans (cerca de US$ 508 bilhões) no primeiro semestre de 2024, mostraram dados oficiais.

A digitalização tornará a cooperação no comércio global de serviços mais aberta e inclusiva e ajudará os países, especialmente os países em desenvolvimento e as pequenas e médias empresas, a se integrarem melhor à cadeia de valor global, disse Wang Qiang, gerente de relações públicas do Grupo de Taobao e Tmall do Alibaba.

De olho no enorme mercado da China e na crescente economia digital, as empresas globais usaram a feira para explorar oportunidades de negócios na segunda maior economia do mundo.

A empresa alemã de tecnologia médica Siemens Healthineers foi uma recém-chegada ao evento e trouxe alguns dos principais produtos médicos do mundo para a feira.

A feira serviu como uma janela importante para a inovação médica global e o intercâmbio de tecnologia, oferecendo vastas oportunidades para explorar parcerias, disse Lena Wang, vice-presidente da Siemens Healthineers China.

Com a economia digital em expansão na China e a crescente demanda por cuidados de saúde digitais, mais pacientes estão se beneficiando com os cuidados de saúde inteligentes habilitados pela tecnologia digital, disse Wang da Siemens Healthineers China. Fim

Leia também:

Maior centro de arrendamento de navios da China continental atinge a marca de 1.000 embarcações
Cinturão e Rota
Maior centro de arrendamento de navios da China continental atinge a marca de 1.000 embarcações

Tianjin, 12 junho (Xinhua) — Uma cerimônia de assinatura foi realizada nesta quarta-feira para o 1.000º navio arrendado através da Zona Portuária de Livre Comércio de Dongjiang (DFTP, sigla em inglês), no Município de Tianjin, norte da China. Como o maior centro de financiamento e aluguel de navios do continente chinês, a DFTP agora ingressa […]

China registra aumento nas viagens de passageiros em 2024
Cinturão e Rota
China registra aumento nas viagens de passageiros em 2024

Beijing, 12 junho (Xinhua) — A China registrou um aumento de 5,4% nas viagens inter-regionais de passageiros em 2024, com a atividade de transporte se recuperando continuamente no país, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira. No ano passado, essas viagens na China somaram 64,6 bilhões, sendo 4,3 bilhões por ferrovias, 59,3 bilhões por rodovias e […]

Regulamentos de terras raras da China são medidas responsáveis rumo ao suprimento e segurança sustentáveis do mundo
Cinturão e Rota
Regulamentos de terras raras da China são medidas responsáveis rumo ao suprimento e segurança sustentáveis do mundo

O recente anúncio de novos regulamentos da China para reforçar as medidas de controle de exportação de certos itens relacionados a terras raras é uma medida movida pelas necessidades de desenvolvimento sustentável da indústria nacional. A medida está alinhada com os padrões internacionais de gestão e reflete as responsabilidades da China como um grande país.

Cidades chinesas com portos marítimos têm salto na produção da economia portuária em 2024
Cinturão e Rota
Cidades chinesas com portos marítimos têm salto na produção da economia portuária em 2024

O valor agregado da economia portuária das cidades chinesas com portos marítimos atingiu 6,7 trilhões de yuans (cerca de US$ 933 bilhões) em 2024, um salto de 360,6 bilhões de yuans em termos anuais.

A política refinada de reembolso de impostos da China impulsiona o consumo interno
Cinturão e Rota
A política refinada de reembolso de impostos da China impulsiona o consumo interno

Beijing, 10 de junho (Xinhua) — A China viu um aumento vibrante no consumo interno após a implementação de sua política refinada de reembolso de impostos na partida, com aumentos notáveis ​​tanto no número de lojas de reembolso de impostos quanto no valor total reembolsado. Entre 27 de abril e 26 de maio, o número […]

Mercado automotivo mantém forte crescimento de janeiro a maio na China
Cinturão e Rota
Mercado automotivo mantém forte crescimento de janeiro a maio na China

 Beijing, 11 junho (Xinhua) — A produção e as vendas de automóveis na China registraram aumentos de dois dígitos nos primeiros cinco meses do ano, um sinal de consumo dinâmico na segunda maior economia do mundo. A produção de automóveis no país totalizou 12,83 milhões de unidades durante o período, um aumento de 12,7% em […]

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui