Telescópio da China detecta explosão rápida de rádio misteriosa

Cientistas encontraram uma explosão rápida de rádio (FRB, em inglês) altamente ativa e repetitiva, apenas o segundo exemplo desse tipo, que está sugerindo o quadro evolutivo desses misteriosos eventos cósmicos.

Foto panorâmica do Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST) em manutenção na Província de Guizhou, sudoeste da China. (Foto de arquivo/Xinhua/Ou Dongqu)

Xinhua - Silk Road

 

Beijing, 9 jun (Xinhua) — Cientistas encontraram uma explosão rápida de rádio (FRB, em inglês) altamente ativa e repetitiva, apenas o segundo exemplo desse tipo, que está sugerindo o quadro evolutivo desses misteriosos eventos cósmicos.

FRBs são transientes astronômicos mais brilhantes de duração de milissegundos em bandas de rádio com origens ainda desconhecidas. Menos de cinco por cento delas já detectadas foram vistos se repetindo e apenas algumas são persistentemente ativas.

Usando o Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST), também apelidado de “China Sky Eye”, uma equipe internacional liderada por astrônomos dos Observatórios Astronômicos Nacionais (NAOC, em inglês) da Academia Chinesa de Ciências descobriu e localizou uma FRB de ativa repetição, chamada FRB 20190520B, em uma galáxia anã pobre em metal a quase três bilhões de anos-luz da Terra.

Em seguida, telescópios como o Very Large Array, o telescópio Palomar, o telescópio Keck, o telescópio Subaru e o telescópio Canada-França-Havaí continuaram as observações para confirmar a FRB 20190520B.

Os cientistas disseram que a FRB 20190520B parece residir em um ambiente de plasma complexo semelhante ao de uma supernova super luminosa, sugerindo que pode ser uma “recém-nascida”.

É o segundo exemplo de uma FRB altamente ativa com explosões repetidas e emissão de rádio persistente entre explosões proveniente de uma região compacta, após a descoberta da primeira repetidora FRB 20121102A em 2016, segundo o estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature.

As diferenças entre essas duas FRBs e todas as outras sugeriram a possibilidade de que possa haver dois tipos diferentes de FRBs, disseram os pesquisadores.

Agora, os candidatos para as fontes de FRB são as estrelas de nêutrons superdensas, geradas depois que uma estrela massiva explodiu como uma supernova, ou estrelas de nêutrons com campos magnéticos ultra-fortes, chamadas magnetares.

Os astrônomos disseram que pode haver dois mecanismos diferentes ou que os objetos que as produzem agem de maneira diferente em diferentes estágios de sua evolução.

“Postulamos ainda que FRB 20121102A e FRB 20190520B representam o estágio inicial de uma população de FRB em evolução”, disse o co-autor correspondente do artigo, Li Di, dos NAOC.

“Uma imagem coerente da origem e evolução das FRBs provavelmente surgirá em alguns anos”, disse Li.

Localizado em uma depressão cárstica naturalmente profunda e redonda na Província de Guizhou, no sudoeste da China, o FAST iniciou sua operação formal em janeiro de 2020 e abriu oficialmente ao mundo em 31 de março de 2021. Acredita-se que seja o radiotelescópio mais sensível do mundo. Fim

Leia também:

Fabricante chinesa fornecerá linha fotovoltaica para a gigante indiana

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

CMOC gastará US$ 1,826 bilhão no projeto de KFM em Congo

O CMOC Group Limited (603993.SH, 03993.HK) anunciou nesta quinta-feira que investirá cerca de 1,826 bilhão de dólares na fase I do desenvolvimento do projeto da mina de cobre-cobalto de Kisanfu (KFM), na República Democrática do Congo (RDC).

Banco central da China injeta liquidez via recompra reversa

O Banco Central da China injetou nesta sexta-feira 10 bilhões de yuans (cerca de 1,5 bilhões de dólares) de recompra reversa, visando manter a liquidez do sistema bancário.

O mercado de pequenos artigos chineses é inaugurado em Dubai

O mercado de Yiwu, um centro de compras para pequenas mercadorias chinesas, foi inaugurado nesta quinta-feira em Dubai, oferecendo uma alternativa de mercado para compradores estrangeiros adquirirem produtos fabricados na China, informou Chinanews.com.

Últimas Notícias

Ford Brasil: Centro global de exportação de serviços de engenharia

Projetos de ponta voltados ao futuro da mobilidade, como veículos elétricos, autônomos e conectados. 

Senado vai analisar vetos na Lei Aldir Blanc

Existe uma fila de 36 vetos aguardando votação dos senadores e deputados

Caixa: desconto de até 44% para regularizar penhor em atraso

As unidades com serviço de penhor disponível podem ser consultadas no site da Caixa

Índice de Preços ao Produtor (IPP) sobe 1,83% em maio

Das 24 atividades analisadas, 21 tiveram alta de preços

Acqio inclui transações via Pix em suas soluções de pagamento

Em abril os pagamentos feitos via Pix atingiram a marca histórica de 11,5%, no comércio eletrônico