Telinha

Uma nova capitania hereditária está sendo gerada nos corredores de Brasília. Trata-se da concessão graciosa (pelo menos sem ganhos para a viúva) de canais de TV digital para os grandes grupos proprietários dos atuais canais convencionais. Seria mais ou menos como duplicar o número de concessões (ou quadruplicar, pois cada canal digital permite mais de uma transmissão simultânea) sem mexer no grupo de concessionários. Como mostrou a entrada dos canais de rádio FM, os AM continuaram a transmitir, em um nicho distinto, pois são dois produtos e duas tecnologias distintas.

Puro malte
As privatizações na América Latina redundaram, modo geral, em fracasso. Algumas motivaram revoltas, casos da Bolívia e do Peru. Outras tiveram que ser reestatizadas, como no Paraguai, onde apenas uma venda de estatais (da companhia aérea) deu certo, ainda assim após a TAM assumir. No Brasil, ex-estatais comandam a alta da inflação.
Pois não é que no Uruguai, onde a maior parte das empresas de serviços públicos permanece em mãos do Estado, existe uma fábrica que produz o único uísque estatal da América do Sul, o Mac Pay? Ainda bem que não é no Paraguai.

Volk$
Para quem acredita em Papai Noel e que a privatização acabaria com a corrupção, vale saber: os acionistas da Volkswagen pediram que seja investigada a suspeita de corrupção na montadora alemã. O caso envolve a Skoda, empresa tcheca do grupo, onde um funcionária teria exigido de fornecedores o pagamento de comissão.

A propósito
Nos supermercados de gestão familiar, o comprador é sempre um dos donos.

Herança pesada
Contribuir para que o Brasil supere definitivamente os descaminhos e problemas herdados da década de 1990 e retome o seu desenvolvimento como nação independente é o objetivo de Paulo Nogueira Batista Jr, economista e professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, no seu mais recente livro, O Brasil e a economia internacional: recuperação e defesa da autonomia nacional (Editora Campus/Elsevier). A obra apresenta uma análise das relações econômicas externas do Brasil nos últimos dez anos, discute os meios de que dispõe o Brasil para reduzir a dependência em relação a capitais estrangeiros e outras variáveis externas e aponta caminhos para evitar que as negociações comerciais – como a da Alca – resultem em perda de autonomia para a política comercial e a política econômica.

Cafezinho e água gelada
Preço é o principal fator individual na hora de comprar um automóvel, segundo enquete realizada pela agência de notícias AutoInforme com leitores do site www.autoinforme.com.br. Mas o atendimento, se somado o na hora da compra e o pós-venda, supera a pechincha: 52% (30% após a venda) dos pesquisados pensam em como são e serão tratados na hora de escolher uma concessionária de veículos.

China que se cuide
Se depender das secretarias estaduais de Desenvolvimento, o Brasil está entrando num ciclo virtuoso como nunca visto na história da Humanidade. Minas anunciou que receberá investimentos de R$ 70 bilhões até 2006; Rio Grande do Sul garante que é o estado que mais atraiu anúncios de investimentos; o Rio de Janeiro garante que é a locomotiva nacional.

Fuga
Aliás, o governador gaúcho Germano Rigotto anunciou oficialmente a transferência gradual das linhas agrícolas da indústria norte-americana Eaton de Valinhos, no interior de São Paulo, para Caxias do Sul. O investimento é de R$ 100 milhões, que vão gerar 300 empregos diretos.

Ficção
O best-seller em Brasília nas últimas semanas é O Rei das Fraudes (Rocco), de John Grisham. Trata-se de um romance de aventura.

Artigo anteriorBolha
Próximo artigoCercados
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.