Temporada de cruzeiros no Rio começa nesta 6ª feira

150

A temporada de cruzeiros no Pier Mauá, no Rio, começa nesta sexta-feira e segue até 4 de maio de 2024. Ao todo serão 37 navios, sendo 28 estrangeiros e nove nacionais. Destes, quatro atracarão pela primeira vez no Pier Mauá.

A previsão é de 69 escalas nacionais e 51 internacionais, totalizando 120 atracações e uma movimentação prevista de 440 mil passageiros durante toda a temporada. O terminal contará com embarcações simultâneas em diversas datas como nos dia 31 de dezembro, carnaval (11 a 13 de fevereiro), 24 de fevereiro e 03 de março com quatro navios. Terão também sete dias com três navios, 21 dias com dois navios e 65 dias com um navio.

A primeira embarcação que terá a honra de inaugurar a temporada (27/10) é o navio de expedição Scenic Eclipse. O cruzeiro de alto luxo conta com diversas características especiais, incluindo uma frota própria de helicópteros e submarinos, utilizados para atingir destinos em regiões remotas como a Antártica e o Ártico.

No dia 28 é a vez do MSC Preziosa com capacidade para 4.379 passageiros. O Preziosa, que levou o Prêmio VT em 2018/2019, possui como marca registrada a escadaria cravejada de cristais Swarovski. O navio possui um parque aquático com cinco piscinas e toboágua de 120 metros de comprimento, que se projeta para fora do navio. A lista de atrações continua com pista de boliche, cinema 4D, teatro com espetáculos estilo Broadway, cassino, spa e quadra poliesportiva.

Espaço Publicitáriocnseg

Longo curso

O navio fará cruzeiros nacionais de três a quatro noites, visitando alternadamente Ilhabela (SP), Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Balneário Camboriú (SC) e Porto Belo SC); e também internacionais de seis a sete noites, visitando Búzios (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Ilhéus (BA), Punta del Este (Uruguai), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Os embarques serão em Santos (SP).

No dia 31 e pernoitando até o dia 1 de novembro, o internacional Le Lyrial, que começou a navegar em 2015, é o 4º navio da classe Sisterships, que representa a nova geração de navios Ponant. A elegância de seus espaços externos e internos e seu tamanho intimista, com apenas 122 cabines, fazem deste um iate raro e inovador no mercado de cruzeiros.

Nos meses de outubro e novembro o Pier Mauá receberá dez navios com uma movimentação média de 32.760 turistas.

Um dos destaques mais notáveis da temporada no Pier Mauá é o expressivo número de navios de longo curso que aportarão no terminal. Dos 37 navios que estarão em trânsito pelo Rio, 28 se encaixam nessa categoria.

Além do Scenic Eclipse, outros navios de longo curso como Le Lyrial, Viking Jupiter, Azamara Quest, Norwegian Star, Europa 2, MS Marina, Seven Seas Splendor, Seven Seas Voyager, Ambience, Victoria Majestic, Ambition, The World, Silver Nova, Amadea, Seabourn Quest, Hanseatic Inspiration, Silver Wind, World Navigator, World Traveller, World Voyager, Celebrity Eclipse passarão pelo Pier Mauá, sendo o Seabourn Pursuit, Zaandam, Serenade of the Seas e MV Pacific World pela primeira vez no Rio de Janeiro.

Outro destaque vai para o majestoso MSC Grandiosa. Com capacidade para acomodar mais de 6,3 mil passageiros, este navio da MSC Cruzeiros realizará duas paradas no Pier Mauá (23/11 e 03/04), estabelecendo um recorde como o maior navio a visitar o Brasil em toda a história.

Os demais navios que farão escalas no Pier Mauá serão: Aidasol, Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Msc Armonia, Msc Lirica, Msc Musica, Msc Poesia, Msc Preziosa, Msc Seaview.

Temporada anterior

Na temporada 2022/2023, os navios de cruzeiros tiveram um impacto significativo na economia da cidade e arredores, com um valor especulativo aproximado de R$ 996,2 milhões considerando que cada cruzeirista gasta em média US$ 250 por dia na região, somado aos empregos gerados. Foram registrados 410.063 passageiros, com 110.306 embarques, 105.370 desembarques e 194.387 turistas em trânsito, totalizando 35 navios e 117 escalas.

A programação completa encontra-se no site: https://www.piermaua.rio/programacao

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui