A temporada de cruzeiros no Pier Mauá, no Rio, começa nesta sexta-feira e segue até 4 de maio de 2024. Ao todo serão 37 navios, sendo 28 estrangeiros e nove nacionais. Destes, quatro atracarão pela primeira vez no Pier Mauá.
A previsão é de 69 escalas nacionais e 51 internacionais, totalizando 120 atracações e uma movimentação prevista de 440 mil passageiros durante toda a temporada. O terminal contará com embarcações simultâneas em diversas datas como nos dia 31 de dezembro, carnaval (11 a 13 de fevereiro), 24 de fevereiro e 03 de março com quatro navios. Terão também sete dias com três navios, 21 dias com dois navios e 65 dias com um navio.
A primeira embarcação que terá a honra de inaugurar a temporada (27/10) é o navio de expedição Scenic Eclipse. O cruzeiro de alto luxo conta com diversas características especiais, incluindo uma frota própria de helicópteros e submarinos, utilizados para atingir destinos em regiões remotas como a Antártica e o Ártico.
No dia 28 é a vez do MSC Preziosa com capacidade para 4.379 passageiros. O Preziosa, que levou o Prêmio VT em 2018/2019, possui como marca registrada a escadaria cravejada de cristais Swarovski. O navio possui um parque aquático com cinco piscinas e toboágua de 120 metros de comprimento, que se projeta para fora do navio. A lista de atrações continua com pista de boliche, cinema 4D, teatro com espetáculos estilo Broadway, cassino, spa e quadra poliesportiva.
Longo curso
O navio fará cruzeiros nacionais de três a quatro noites, visitando alternadamente Ilhabela (SP), Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Balneário Camboriú (SC) e Porto Belo SC); e também internacionais de seis a sete noites, visitando Búzios (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Ilhéus (BA), Punta del Este (Uruguai), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Os embarques serão em Santos (SP).
No dia 31 e pernoitando até o dia 1 de novembro, o internacional Le Lyrial, que começou a navegar em 2015, é o 4º navio da classe Sisterships, que representa a nova geração de navios Ponant. A elegância de seus espaços externos e internos e seu tamanho intimista, com apenas 122 cabines, fazem deste um iate raro e inovador no mercado de cruzeiros.
Nos meses de outubro e novembro o Pier Mauá receberá dez navios com uma movimentação média de 32.760 turistas.
Um dos destaques mais notáveis da temporada no Pier Mauá é o expressivo número de navios de longo curso que aportarão no terminal. Dos 37 navios que estarão em trânsito pelo Rio, 28 se encaixam nessa categoria.
Além do Scenic Eclipse, outros navios de longo curso como Le Lyrial, Viking Jupiter, Azamara Quest, Norwegian Star, Europa 2, MS Marina, Seven Seas Splendor, Seven Seas Voyager, Ambience, Victoria Majestic, Ambition, The World, Silver Nova, Amadea, Seabourn Quest, Hanseatic Inspiration, Silver Wind, World Navigator, World Traveller, World Voyager, Celebrity Eclipse passarão pelo Pier Mauá, sendo o Seabourn Pursuit, Zaandam, Serenade of the Seas e MV Pacific World pela primeira vez no Rio de Janeiro.
Outro destaque vai para o majestoso MSC Grandiosa. Com capacidade para acomodar mais de 6,3 mil passageiros, este navio da MSC Cruzeiros realizará duas paradas no Pier Mauá (23/11 e 03/04), estabelecendo um recorde como o maior navio a visitar o Brasil em toda a história.
Os demais navios que farão escalas no Pier Mauá serão: Aidasol, Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Msc Armonia, Msc Lirica, Msc Musica, Msc Poesia, Msc Preziosa, Msc Seaview.
Temporada anterior
Na temporada 2022/2023, os navios de cruzeiros tiveram um impacto significativo na economia da cidade e arredores, com um valor especulativo aproximado de R$ 996,2 milhões considerando que cada cruzeirista gasta em média US$ 250 por dia na região, somado aos empregos gerados. Foram registrados 410.063 passageiros, com 110.306 embarques, 105.370 desembarques e 194.387 turistas em trânsito, totalizando 35 navios e 117 escalas.
A programação completa encontra-se no site: https://www.piermaua.rio/programacao
Leia também:
Música no Museu se despede de Roberto de Regina
Difundiu a música barroca e os grandes compositores como Bach, François Couperin, Rameau entre outros
Estreia, no Teatro Cesgranrio
“Diva: Ao Vivo do inferno! O Musical”
Música no Museu apresenta Patrícia Glatzl
Clássicos internacionais de todos os tempos
Alerj vota criação do Fundo Estadual da Baía de Sepetiba
Fundo será financiado com recursos de contribuições, subvenções e auxílios dos Poderes Federal, Estadual e Municipal
Animado com Lady Gaga, comércio estima crescimento de 2% em vendas
Expectativa de lojistas supera vinda de Madonna no ano passado; buscas por voos para o Rio crescem 49% para o final de semana do show
Brilho da Malacaxêta no Brigitte Blair
Tributo a Pepeu, Moraes e muito mais