A U.S. Small Business Administration (SBA), versão mais robusta do nosso Sebrae, divulgou algumas oportunidades que vê promissoras em 2021. “Para as pequenas empresas nos EUA, 2020 foi um dos anos mais desafiadores da história. Apesar da pandemia de coronavírus, os proprietários de pequenas empresas têm sido resilientes, dinamizando e adaptando seus modelos de negócios para navegar em condições em constante mudança”, analisa o órgão.
Aqui estão algumas tendências de negócios que provavelmente dominarão em 2021, junto com dicas sobre como posicionar sua empresa para o crescimento:
– As empresas continuarão a priorizar o e-commerce. Embora já estivesse crescendo antes da pandemia, um relatório da IBM mostra que a mudança das lojas físicas para as compras digitais se acelerou em um ano o equivalente a cerca de cinco anos. De acordo com o relatório, o comércio eletrônico deve crescer 20% no total em 2020.
“Para se preparar para essa mudança nos gastos do consumidor, ajuste a presença do comércio eletrônico de sua pequena empresa em 2021. Crie uma experiência de comércio eletrônico perfeita para seus clientes tornando seu site otimizado para celular”, recomenda a SBA.
– Outra tendência que provavelmente ultrapassará 2021 é a predominância de opções alternativas de pagamento. Em seu estudo anual State of Retail Payments, a National Retail Federation (entidade nacional do varejo) descobriu que os pagamentos sem contato (por exemplo, cartões de débito e crédito sem contato ou pagamento móvel) para varejistas aumentaram 69% desde janeiro. Entre os varejistas que implementaram pagamentos sem contato, 94% esperam que o aumento continue nos próximos 18 meses. “No próximo ano, explore as opções de pagamento sem toque para sua pequena empresa, incluindo pagamentos online com retirada na calçada.”
– O trabalho remoto persistirá. Durante a pandemia, muitas pequenas empresas mudaram para trabalho remoto em tempo parcial ou integral em resposta às ordenanças locais. De acordo com pesquisa da Intermedia, 57% dos proprietários de pequenas e médias empresas disseram que continuarão oferecendo opções de trabalho remoto no longo prazo. Dependendo do tipo de negócio, pode ser necessário considerar a oferta de opções de trabalho remoto para competir por trabalhadores talentosos em 2021 e além. Isso também significa investir em soluções adicionais de tecnologia e software para garantir que os funcionários possam trabalhar à distância. Por exemplo, pesquisa da GGV Capital mostra que 54% dos pequenos empresários gastaram mais em soluções de software em 2020 do que em 2019, e 75% esperam que os gastos aumentem no próximo ano.
– As empresas que oferecem serviços virtuais continuarão com alta demanda. De acordo com a Câmara de Comércio dos EUA, a pandemia levou ao aumento da demanda por certos tipos de negócios, particularmente aqueles relacionados à tecnologia e saúde e fitness virtuais. Isso inclui segurança cibernética, ginástica doméstica, entrega de comida, jogos, reforma da casa e negócios de telemedicina. “Se você está pensando em abrir um negócio ou está procurando maneiras de impulsionar ou expandir seu negócio, busque inspiração nessas categorias de negócios”, finaliza a SBA.
Leia mais: