Terceira via tira a máscara

Diferença para atual governo está nos métodos, não nos fins.

Na semana que se encerrou, 2 expoentes do tucanato, candidatos a terceira via em 2022, explicitaram o que a direita que usa smoking pretende para o setor de petróleo brasileiro – e, por extensão, sua visão da economia.

Eduardo Leite, o governador gaúcho, capitalizou a redução da alíquota de ICMS sobre a gasolina de 30% para 25% no início do ano que vem. Só que seu governo era contra a mudança – foi vencido pela Assembleia Legislativa. De quebra, irritou os demais governadores ao comprar a pauta de Bolsonaro de que o imposto estadual é o responsável pela alta dos combustíveis, assimilando a política de preços do governo que favorece as companhias estrangeiras de petróleo.

O segundo tucano, João Doria Jr., governador de São Paulo, foi mais explícito: em entrevista à Rádio Itabaiana, de Sergipe, afirmou que, se eleito presidente, privatizará a Petrobras.

Fica claro, assim, o motivo pelo qual as elites perseguem uma terceira via; igualmente claro o motivo da carência de votos demonstrada pelas candidaturas alternativas.

 

Não é o imposto

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirma que a pergunta de Arthur Lira – “onde está o problema do preço dos combustíveis” – vem sendo respondida pela entidade desde 2016, quando Michel Temer implantou o Preço de Paridade de Importação (PPI), que reajusta os preços com base nos valores internacionais do petróleo, cotação do dólar e custos de importação, sem considerar que mais de 90% do consumo interno é suprido pelo petróleo nacional. “Enquanto essa política não mudar, os preços continuarão a subir, e a inflação, a explodir”, expõe a FUP.

 

Meu pirão primeiro

É comovente ver a preocupação da Globo com o número de desempregados quando trata da desoneração da folha de pagamentos, medida que beneficia 17 setores, entre eles o de Comunicação, na qual a Globo se aninha.

 

Rápidas

A Meta Consultoria e Comunicação organiza o webinário “Saúde Suplementar e Desenvolvimento”, sobre o novo marco legal do setor de saúde privado, no próximo dia 22, com a chancela do Sindhrio e da Feherj e apoio do Sindhosp. Transmissão pelo Youtube *** Isabela Lauriano, produtora executiva da Rádio Rio de Janeiro, fala sobre “Os bastidores da produção jornalística em rádio”, nesta segunda-feira, na Universidade Veiga de Almeida *** O escritor e publicitário Pedro Pazelli lança Me engana que eu gosto, livro que mostra as técnicas de persuasão utilizadas na publicidade comercial, propaganda política e religiosa *** A Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) lançou nesta sexta-feira seu projeto social LBCAbraça para orientação jurídica a microempreendedores de baixa renda. Inscrições aqui *** A Savior Medical Service lançou o concurso “Quero que minha ambulância dos sonhos vire realidade”, que premiará crianças até 12 anos que postarem desenhos em seus perfis nas redes sociais marcando a empresa (@savior.ambulancia), até 26 de setembro *** Nesta segunda, às 11h, o Instituto Di Blasi, Parente realizará webinário sobre patentes no agronegócio, com palestrantes internacionais *** De 18 a 22 de setembro acontece a Semana da Mobilidade, encerrada pelo Dia Mundial sem Carro.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

A Lei de Biossegurança em pauta no STF

Uso de transgênicos não é tarefa fácil. Qual será a medida menos onerosa para as futuras gerações?

Museu do Pontal

Por Bayard Boiteux.

Últimas Notícias

Crédito consignado: aumenta número de reclamações de cobrança indevida

O crédito consignado não solicitado por clientes está no topo das reclamações de consumidores. Em relação aos registros, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon),...

Geração de energia solar traz R$ 35,6 bi de investimentos ao país

Potência nos telhados e terrenos com sistemas fotovoltaicos equivale a metade da capacidade de Itaipu.

Direito de controle sobre funcionários que trabalham de casa

Por Leonardo Jubilut.

Rio Indústria apoia lei que desburocratiza e facilita novos negócios

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (14), na Câmara Municipal do Rio, sobre o Projeto de Lei Complementar nº 43/2021 que regulamenta a Declaração...