Terceiro mandato

90

Em sua edição de ontem, o Boletim Tucano, versão eletrônica da publicação oficial do PSDB, garante que o Banco Mundial (Bird) condicionou empréstimo de US$ 8 bilhões ao governo petista nos próximos quatro anos à aprovação do fim do ensino público gratuito na universidade, das deduções dos gastos com saúde e educação no Imposto de Renda, da correção dos benefícios previdenciários e da multa de 40% sobre o saldo do FGTS nas demissões sem justa causa. Intitulada “Bomba petista”, a nota assegura que a proposta já está em debate no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Pelas sólidas ligações do tucanato com o Bird, é bom botar as barbas de molho.

Escolinha tucana
Na mesma edição, o tucanato destila sua bílis contra os movimentos sociais. Sob o título, “Aliança histórica”, a nota desanca a relação do presidente Lula com o MST. A publicação reproduz até carta do coordenador geral do movimento, João Pedro Stédile, exaltando o uso do boné do MST por Lula, como confirmação das estreitas relações do presidente com os sem-terra. Ao avisar, porém, que, “se ainda subsistir alguma dúvida, o trecho à seguir da “carta” de João Pedro Stédile…”, o tucanato pisa no tomate. O erro pode parecer pueril, mas, como já ensinou o poeta Ferreira Gullar, “a crase não foi feita para humilhar ninguém”, muito menos um partido de tanta soberba e tanto preconceito

Vínculo
Riscos da terceirização mal feita: o Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou recurso do Consórcio Nacional Volkswagen, condenado pela Justiça de Salvador ao pagamento de diversas diferenças decorrentes do reconhecimento de vínculo empregatício com uma trabalhadora contratada por uma terceirizada. O ato foi considerado ilegal em todas as instâncias. Segundo a relatora, juíza Maria de Lourdes Salaberry, apesar de formalmente contratada  pela terceirizada, a funcionária sempre prestou serviços nas dependências da Volkswagen, recebia ordens de seus prepostos, seguia suas normas e ainda participou de cursos e treinamentos fornecidos pela empresa. Seu salário, contudo, era inferior em mais de 50% aos salários pagos pela Volkswagen a seus empregados que exerciam cargos correlatos, além de não ter os mesmo benefícios sociais.

Células-tronco
A Academia Nacional de Medicina entrega, amanhã, o “Prêmio Rede Alfa de Hospitais” ao cardiologista e coordenador da pesquisa com células-tronco realizada no Hospital Pró-Cardíaco, Hans Fernando Dohmann. O estudo desenvolvido pelo médico foi pioneiro ao injetar células da medula óssea no coração, mudando a vida de 14 pacientes com diagnóstico de isquemia grave. Os pacientes que participaram da pesquisa apresentaram melhora de até 70% nas áreas onde o sangue não circulava. O tratamento pode vir a ser considerado uma alternativa ao transplante de coração. A solenidade será às 18h.

Espaço Publicitáriocnseg

História da ciência
O fortalecimento das relações entre as comunidades científicas brasileira e portuguesa é uma das propostas do 2º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, que se realizará no Rio, de 8 a 10 de outubro, juntamente com o 9º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. As inscrições para ambos terminam nesta quinta-feira. Mais informações: [email protected] e www.mast.br/sbhc/Inicio.htm

Fim das bravatas
O que diria o PT no seu tempo de oposição de um governo que, além de querer retirar direitos previdenciários do servidores, articulasse com sua central sindical o esvaziamento da greve do movimento?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui