34.6 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Terra estrangeira

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) registrou, ano passado, 20.245 marcas e concedeu 7.576 patentes. Esses números são, respectivamente, 12% e 15% superiores aos de 2000. Os dados são do presidente da Tavares & Companhia, Márcio Ney Tavares, que chama atenção para um fato preocupante: dos pedidos mensais de registro de patentes, apenas 1.900 – 30% do total – são de inventores brasileiros. “Se Santos Dumont tivesse patenteado o avião, o Brasil seria dono da Boeing e teria uma situação econômica bem diferente”, compara o especialista.

Lei da selva
Apesar do desfecho trágico, a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), ajudou a aumentar a blindagem de carros. Segundo Laércio Ribeiro, diretor-geral da American Glass Products (AGP), líder mundial na fabricação de vidros blindados, essa propaganda involuntária ocorreu, porque, embora o carro em que estava o prefeito tenha sido atingido por vários tiros, eles não atravessaram a blindagem do automóvel. “Pode-se afirmar que a blindagem cumpriu o seu papel”, argumenta Ribeiro.
Ano passado, 4.500 veículos foram blindados no país, um salto de 12,5% em relação a 2000, segundo a Associação Brasileira das Blindadoras (Abrablin), que prevê que o número de blindagens deve chegar a 5 mil este ano.
A coluna continua achando que, além de mais saudável, investir em educação e garantir um desenvolvimento mais justo sairia mais barato.

Crescendo
Pesquisa realizada, de 5 a 8 de fevereiro pelo Instituto Gerp sobre os candidatos ao Governo do Estado do Rio revela que o deputado estadual Noel de Carvalho aumentou bastante sua visibilidade junto à população, comparado à última pesquisa realizada em outubro de 2001. Na amostragem, o índice de visibilidade do deputado na capital subiu de 17% para 27%, um aumento de 60%. Na Baixada Fluminense, reduto do adversário do PSDB, José Camilo Zito, Noel pulou de 12% para 36%. Em Niterói, região comandada por outro adversário, Jorge Roberto Silveira (PDT), Noel evoluiu de 11% para 36%.
Não confundir visibilidade com futuros votos. A pesquisa mostra apenas que o candidato está se tornando mais conhecido – primeiro passo para disputar a indicação pelo PSB. O maior obstáculo foi o “sim” de Rosinha, mulher do governador Anthony Garotinho, mantendo sua pré-candidatura pelo partido.

Escolha
O ex-ministro José Serra, presidenciável tucano, estará em Fortaleza neste final de semana para participar do encontro do Salomon Smith Barney – banco de investimentos do Citibank. Presentes também banqueiros como Roberto Egydio Setubal, presidente do Banco Itaú, e Henrique Meirelles, presidente do Bank Boston. O encontro será no Golden Tulip Iate Plaza, paralelo ao Encontro Anual do  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Fortaleza.

Marionete
O governo cubano denuncia que os Estados Unidos estariam aproveitando o acirramento da crise na América Latina para pescar entre países da região um “laranja” para apresentar projeto condenando a administração de Fidel Castro, na 58ª reunião da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da ONU, que começa no próximo dia 18, em Genebra, na Suíça. Cuba atribui essa tentativa ao desgaste do governo da República Tcheca, autor da moção nos últimos três anos. Apesar da denúncia, Cuba aposta no malogro da manobra, afirmando que Brasil, Chile, Equador, México e Venezuela já descartaram a possibilidade de encamparem o pedido norte-americano.

Cores
Em guerra contra os integrantes do movimento Diárias Nunca Mais, os motoristas de táxi portadores de autonomia adquirida junto à Prefeitura do Rio apelidaram os rivais de pitbicha. A referência é à cor rosa do cartão de autorização de serviço fornecido pela Secretaria municipal de Transportes (SMTU) do Rio para os antigos diaristas.

Artigo anteriorUnião
Próximo artigoGiro
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.