Terrorista

Desde o início do governo do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, em fevereiro de 2001, morreram mais civis e militares israelenses do que nos seis anos anteriores aos acordos de Oslo, repudiados por Sharon.

Sabotagem
Dando seqüência à sua política de novo Cavalo de Tróia do Mercosul, o Uruguai está exigindo das transportadoras brasileiras que cruzam a fronteira entre as duas nações o certificado de inspeção veicular oriundo daquele país. O certificado passou a ser exigido em dezembro, quando as autoridades uruguaias deixaram de aceitar o Certificado de Licenciamento e Registro de Veículos, emitido pelo Brasil. A Associação Nacional do Transporte de Cargas (NTC) denuncia que a exigência fere os acordos do Mercosul, que determinam que o licenciamento no país de origem deve ser aceito até a adoção de um documento comum.
Sabotagem II
A Associação Nacional do Transporte de Cargas (NTC) teme que a exigência seja seguida pelos demais integrantes do Mercosul. Enquanto cobram do governo FH que intervenha junto ao governo do Uruguai para fazer valer o acordado, as empresas brasileiras estão recorrendo a uma inspeção veicular realizada pelo Sucta, único órgão uruguaio autorizado a expedir o certificado. Outras estão adquirindo o documento com selo do Inmetro em oficinas mecânicas. Embora não estejam previstos nos acordos do Mercosul, esses certificados estão sendo usados para fugir da multa de US$ 12 mil, cobrada pelo governo uruguaio.

Viúvas
Quase 30 anos depois de findo, o tenebroso reinado comandado pelo general Garrastazu Médici ainda tem seus saudosistas. No próximo domingo, a prova que leva o nome do Pinochet brasileiro será a principal atração do Hipódromo da Gávea. Nesses tempos de apoios escrachados a golpes contra presidentes eleitos não alinhados com o pensamento único, a homenagem é reveladora.

Drenagem
Da retórica do presidente FH prometendo redução de 20% no preço da gasolina à escalada de aumentos recentes das tarifas dos combustíveis, o que restou foi o salto de 7% na margem bruta de lucro das distribuidoras e dos postos, que passou a ser de 23,1%. No mesmo período, a margem bruta de lucro da Petrobras, responsável pelo refino, recuou para apenas 15,3%. Como mostram os números da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), o Brasil é o único país do mundo no qual as distribuidoras ficam com o filé, deixando os ossos para o refinador. Nos Estados Unidos, a margem bruta do refinador é de 68%, contra 6% para distribuidoras e postos.

Fora do ar
A Associação de Pilotos da Varig (Apvar) entrou com ação ordinária na Justiça Federal do Rio de Janeiro contra o Departamento de Aviação Civil (DAC) e a Varig. A entidade cobra o cumprimento da norma que proíbe o acúmulo de funções de tripulantes a bordo, alegando que os comandantes estão sendo obrigados a acumular sua função com a de examinadores nas avaliações periódicas das equipes, nos procedimentos operacionais durante o vôo. Ou seja, o comandante estaria tendo de avaliar a eficiência de sua equipe. Segundo a Apvar, trata-se de economia de 5% em relação à mão-de-obra e que pode comprometer a eficiência técnica das equipes. A multa pelo descumprimento da norma é de R$ 10 mil/dia para os infratores. A Apvar solicita liminar para que o desvio de função sejam suspenso imediatamente.

“No, monsieur”
Saudado pela mídia caipira como mais uma rendição ao american way of life, o suplemento semanal em inglês do jornal francês Le Monde, com artigos do diário norte-americano The New York Times, tem sido alvo de contundentes críticas dos leitores do primeiro. A redação do Le Monde recebeu uma enxurrada de cartas acusando o jornal de contribuir para o processo de “americanização e destruição da língua francesa”. De forma indireta, o ombudsman do Le Monde, Robert Sole, dá razão aos críticas, ao alegar que o objetivo do suplemento é fazer com que os franceses tenham uma nova visão dos Estados Unidos.

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Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

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