27.4 C
Rio de Janeiro
terça-feira, janeiro 19, 2021

“They can”t”

Recém chegado de Washington, o economista Adhemar Mineiro lamentou que nos Estados Unidos a discussão econômica atualmente gire em torno do tamanho do corte de gastos que o setor público deverá fazer: “A tímida reação que o país está vivendo e, mesmo assim, sobre uma base bastante fraca, se deve ao gasto do governo. Agora republicanos e democratas brigam pelo valor a ser cortado”, disse Mineiro, que integra o Conselho Editorial do MM.

Ilha da fantasia
Além da opção por temática anacrônica, a cobertura da imprensa tupiniquim do casamento de mais um membro da monarquia britânica expõe, mais uma vez, o nível de colonialismo que domina a pauta desse tipo de jornalismo. O deslumbramento que substituiu o espírito crítico sequer se interroga como um país falido, como a Inglaterra, cujo governo impõe um corte de gastos públicos de 130 bilhões de euros a seus cidadãos, que resulta em menor oferta de serviços de saúde e encarece o acesso à educação, se permite financiar esse tipo de convescote.

Sem consulta
Compradores de imóveis no Estado do Rio de Janeiro podem estar levando gato por lebre, adquirindo terrenos que na verdade pertencem à União. “São crimes continuados que permanecem sendo praticados com a participação de vários cartórios, e com o silêncio da Corregedoria de Justiça e também da Procuradoria da República ou da Procuradoria do SPU”, destacou o presidente da CPI criada para investigar denúncias contra o 9º Cartório de Registro Geral de Imóveis na Barra da Tijuca, deputado estadual Paulo Ramos (PDT). Funcionária do Serviço de Patrimônio da União (SPU), Marina Esteves afirmou, em depoimento, que, desde 1978, o SPU deveria ser consultado pelos cartórios, o que não vem ocorrendo. “O que a CPI precisa apurar é o motivo de não ter havido essa consulta durante vários momentos em todos esses anos”, indagou.

Derrama
Os setores financeiro e automobilístico foram os que mais remeteram dividendos ao exterior neste ano, com 26% e 22% do total, respectivamente.

Obrigatório
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a obrigatoriedade de as operadoras de planos de saúde fornecerem bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, assim como sonda vesical de demora e coletores de urina para uso hospitalar, ambulatorial e domiciliar. A regra consta de substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 7.177/2002, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O substitutivo também proíbe que sejam limitados o prazo do fornecimento, o valor máximo e a quantidade dos produtos a serem fornecidos.

Padrão SuperVia
Seguranças do Metrô do Rio são acusados de agredir um passageiro, na manhã desta quarta-feira. Presidente da Comissão de Transportes da Alerj, o deputado Marcelo Simão (PSB) disse que exige a imediata demissão dos funcionários envolvidos nas agressões. A empresa será convocado para audiência pública no próximo dia 9.

Explosivo
“A participação de empresas privadas na geração de energia nuclear é uma alternativa viável, mas a decisão é do governo”. A declaração é do assistente da presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães. Espera-se que não seja admitida a participação da japonesa Tepco.

Artigo anteriorTudo de novo
Próximo artigoFinalmente inovadores
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.