A Visa do Brasil, por meio da sua área Visa Acceptance Solutions, apontou os impactos financeiros que as fraudes tiveram sobre os e-commerces brasileiros no primeiro semestre de 2024. De acordo com a empresa, o ticket médio das fraudes foi 60% superior ao ticket médio das vendas legítimas. Também foi constatado que 55% das fraudes observadas no semestre analisado partiram de dispositivos móveis.
A empresa, que aumentou 270% no número de transacções suspeitas de fraude bloqueadas no Brasil durante o fim de semana da última Black Friday em comparação com 2023, também detalhou que algumas unidades federativas concentraram um maior volume de fraudes durante os primeiros seis meses do ano passado, com as 5 principais sendo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.
De acordo com Gustavo Carvalho, diretor executivo da Visa Acceptance Solutions, a Visa está constantemente monitorando as tendências de fraude em diversos países e setores da economia, e vem empregando tecnologias inovadoras como IA e aprendizado automático.
“Contamos com mais de 60 anos de expertise na identificação e combate a inúmeras modalidades de fraude. Nos últimos cinco anos, investimos globalmente mais de US$11 bilhões para reforçar as nossas tecnologias e segurança como um todo. Somente no ano fiscal de 2023, bloqueamos proativamente US$ 40 bilhões em fraudes ao redor do mundo”.
Ainda, a Visa levantou dados relacionados ao chargeback. Em linhas gerais, o chargeback é o estorno de uma cobrança, sendo um direito do consumidor previsto em lei. Ele foi concebido pelas administradoras de credenciais de pagamento como mecanismo de proteção e acontece quando o consumidor solicita o reembolso do valor gasto em uma compra em diversas situações, como arrependimento da compra, problemas na entrega, insatisfação com o produto e, inclusive, fraudes.
Os estados com maior percentual de chargeback foram Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Roraima. Por fim, foi mapeado pela Visa que 90% dos chargebacks foram reportados até 45 dias após a data da compra.
É importante ressaltar que o chargeback está intimamente ligado ao gerenciamento de disputas para autorizar ou não uma transação ao verificar a sua legitimidade.
Para auxiliar os bancos emissores nesse processo, a Visa afirmou que conta com a solução Verifi, uma ferramenta pioneira para permitir que estabelecimentos comerciais e parceiros resolvam uma disputa de um pagamento tão logo ela seja aberta. Ela automatiza as respostas de uma disputa no seu estágio inicial e de acordo com as regras de negócio customizadas para cada cliente, oferece um caminho para uma resolução rápida e otimizada.
Carvalho diz que a atuação de décadas da Visa no combate à fraude se estende além da Verifi e pode otimizar os negócios dos varejistas. “Temos um leque de soluções inovadoras para combater fraudes, que utilizam tecnologias avançadas como Inteligência Artificial, machine learning e análise avançada de dados. Cada vez mais, os lojistas que demonstrarem seu compromisso com a segurança e a experiência dos clientes podem obter uma verdadeira vantagem competitiva na economia digitalizada”.
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