Tíquete médio fica em até R$ 250 neste Dia das Crianças

Valor de gastos é mantido como em outras datas de consumo

334
Loja de brinquedos (foto de Fernando Frazão, ABr)
Loja de brinquedos (foto de Fernando Frazão, ABr)

Ao comparar com 2022, houve uma queda de 4% na pretensão de gastos para a data

Estudo da Score Retail em parceria com a Hibou apurado com 1.640 pessoas para o levantamento do Pulso de Dia das Crianças mostrou que a data não é tão comemorativa em termos de passeios e para duas em cada 10 pessoas não vai festejar a ocasião, um feriado prolongado que será aproveitado por 31%.

Espaço Publicitáriocnseg

No feriadão, 28% dos responsáveis dizem que será apenas mais um dia normal sem atividades específicas. Por outro lado, 8% decidiram ficar em casa e se divertir com os pequenos, e 5% pretendem ir ao parque e outros lugares. Por último, há 24% ainda indecisos. Devido a isso, deduz-se que as telas, os streamings e os jogos devem brilhar no período.

Pensando nos meios de comunicação a serem consumidos, o estudo perguntou “quais você acredita que as crianças da sua rede de contato mais acessam?” e a lista dos cinco primeiros é formado por Youtube (58%); Tik Tok (51%); Netflix (42%); Whatsapp (38%) e Disney+ (35%).

Ainda segundo os responsáveis, 45% das crianças conhecem, se relacionam ou seguem algum influencer ou celebridade; enquanto 18% disseram que a criança não tem esse costume e 38% não souberam dizer. Dentre os 45% que sabem que os pequenos acompanham influencers, os destaques são os irmãos Lucas Neto e Felipe Neto, que levaram 37% das preferências juntos. Enaldinho, Luluca, Virginia, Xuxa, Jogadores de Futebol, Larissa Manoela, Neymar, Brancoala, Cantores e Gamers ficaram com 2%, cada.

Ao serem perguntados se produtos licenciados costumam entrar na lista dos presentes, os responsáveis responderam que “Sim, eles sempre dão preferências aos produtos de personagens preferidos” (50%); “Às vezes, pois depende do produto e personagem” (34%); “Raramente e, no máximo, resultam em ser um critério de desempate na hora da escolha” (4%); e 12% não fazem questão que sejam produtos licenciados.

Quando o assunto são os personagens mais queridos pelas crianças, há influências tanto das telinhas quanto das redes sociais. O longa-metragem “Barbie”, lançado em julho, a posicionou em primeiro lugar com 9%. A personagem é seguida de perto, com 8%, por outro clássico: o Homem-Aranha, também com a produção Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, estreada em agosto. Já a Patrulha Canina, também com 8%, já é um queridinho dos pequenos e está na mídia anunciando lançamento para outubro. Além do trio, outros 17 personagens também foram citados.

No geral, os brinquedos ainda lideram, com 40%, a escolha dos brasileiros. Mas as opções não se limitam a eles e variam bem, e os segmentos destacados para presentear são: brinquedos (40%); vestuário (27%); jogos educativos (25%); passeios (parques e exposições), 22%; livros, 20%; kit de montar, 19%; games, 17%; eletrônicos, 16%; calçados, 16%; jogos de tabuleiro, 14%; e ideias para DIY ou faça você mesmo, 12%.

Também tem aqueles que preferem presentear com passeios culturais ou um liberar um pouquinho de “indulgência” que combinam com o Dia das Crianças. Cinemas, guloseimas e outros tópicos estão nas sugestões: passeio no shopping com cinema e pipoca (54%), ida a um fast food (37%), café da manhã especial (24%), kit de doces (16%), kit de chocolates (11%), kit de produtos de higiene ou beleza infantil (8%).

Para a data, também há contenção de gastos e apenas 2% vão gastar mais por analisarem a situação como melhor. Por outro lado, 45% disseram estarem mais apertados este ano e pretendem gastar menos e 31% está igual aos anos anteriores. Já 14% afirmam estarem mais apertados, mas pretendem manter a tradição da data; 8%, se sentem melhores financeiramente, mas preferem manter os hábitos.

A previsão de gastos se mantém como nas datas comemorativas anteriores, por exemplo, o Dia das Mães. Porém, ao comparar com 2022, houve uma queda de 4% na pretensão de gastos de até R$ 250 para a data, e em 2023, 78% afirmam que vão gastar este mesmo valor no Dia das Crianças. Os demais valores foram: de R$ 250 a R$ 500 (16%), de R$ 501 a R$ 1.000 (3%), e mais de R$ 1.000 (2%).

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui