Ao comparar com 2022, houve uma queda de 4% na pretensão de gastos para a data
Estudo da Score Retail em parceria com a Hibou apurado com 1.640 pessoas para o levantamento do Pulso de Dia das Crianças mostrou que a data não é tão comemorativa em termos de passeios e para duas em cada 10 pessoas não vai festejar a ocasião, um feriado prolongado que será aproveitado por 31%.
No feriadão, 28% dos responsáveis dizem que será apenas mais um dia normal sem atividades específicas. Por outro lado, 8% decidiram ficar em casa e se divertir com os pequenos, e 5% pretendem ir ao parque e outros lugares. Por último, há 24% ainda indecisos. Devido a isso, deduz-se que as telas, os streamings e os jogos devem brilhar no período.
Pensando nos meios de comunicação a serem consumidos, o estudo perguntou “quais você acredita que as crianças da sua rede de contato mais acessam?” e a lista dos cinco primeiros é formado por Youtube (58%); Tik Tok (51%); Netflix (42%); Whatsapp (38%) e Disney+ (35%).
Ainda segundo os responsáveis, 45% das crianças conhecem, se relacionam ou seguem algum influencer ou celebridade; enquanto 18% disseram que a criança não tem esse costume e 38% não souberam dizer. Dentre os 45% que sabem que os pequenos acompanham influencers, os destaques são os irmãos Lucas Neto e Felipe Neto, que levaram 37% das preferências juntos. Enaldinho, Luluca, Virginia, Xuxa, Jogadores de Futebol, Larissa Manoela, Neymar, Brancoala, Cantores e Gamers ficaram com 2%, cada.
Ao serem perguntados se produtos licenciados costumam entrar na lista dos presentes, os responsáveis responderam que “Sim, eles sempre dão preferências aos produtos de personagens preferidos” (50%); “Às vezes, pois depende do produto e personagem” (34%); “Raramente e, no máximo, resultam em ser um critério de desempate na hora da escolha” (4%); e 12% não fazem questão que sejam produtos licenciados.
Quando o assunto são os personagens mais queridos pelas crianças, há influências tanto das telinhas quanto das redes sociais. O longa-metragem “Barbie”, lançado em julho, a posicionou em primeiro lugar com 9%. A personagem é seguida de perto, com 8%, por outro clássico: o Homem-Aranha, também com a produção Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, estreada em agosto. Já a Patrulha Canina, também com 8%, já é um queridinho dos pequenos e está na mídia anunciando lançamento para outubro. Além do trio, outros 17 personagens também foram citados.
No geral, os brinquedos ainda lideram, com 40%, a escolha dos brasileiros. Mas as opções não se limitam a eles e variam bem, e os segmentos destacados para presentear são: brinquedos (40%); vestuário (27%); jogos educativos (25%); passeios (parques e exposições), 22%; livros, 20%; kit de montar, 19%; games, 17%; eletrônicos, 16%; calçados, 16%; jogos de tabuleiro, 14%; e ideias para DIY ou faça você mesmo, 12%.
Também tem aqueles que preferem presentear com passeios culturais ou um liberar um pouquinho de “indulgência” que combinam com o Dia das Crianças. Cinemas, guloseimas e outros tópicos estão nas sugestões: passeio no shopping com cinema e pipoca (54%), ida a um fast food (37%), café da manhã especial (24%), kit de doces (16%), kit de chocolates (11%), kit de produtos de higiene ou beleza infantil (8%).
Para a data, também há contenção de gastos e apenas 2% vão gastar mais por analisarem a situação como melhor. Por outro lado, 45% disseram estarem mais apertados este ano e pretendem gastar menos e 31% está igual aos anos anteriores. Já 14% afirmam estarem mais apertados, mas pretendem manter a tradição da data; 8%, se sentem melhores financeiramente, mas preferem manter os hábitos.
A previsão de gastos se mantém como nas datas comemorativas anteriores, por exemplo, o Dia das Mães. Porém, ao comparar com 2022, houve uma queda de 4% na pretensão de gastos de até R$ 250 para a data, e em 2023, 78% afirmam que vão gastar este mesmo valor no Dia das Crianças. Os demais valores foram: de R$ 250 a R$ 500 (16%), de R$ 501 a R$ 1.000 (3%), e mais de R$ 1.000 (2%).