Tiro no pé

Que o governo esteja fazendo todo tipo de negociata para obter apoio para a reforma da Previdência, não é novidade para...

Que o governo esteja fazendo todo tipo de negociata para obter apoio para a reforma da Previdência, não é novidade para ninguém. Mas o que não dá para entender é o apoio dos prefeitos às mudanças, questiona Dão Real Pereira dos Santos, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e diretor de Assuntos Institucionais do Instituto Justiça Fiscal. O pagamento dos benefícios previdenciários constitui uma importante fonte de renda para a maioria dos municípios brasileiros. Para muitos deles, especialmente os menores, a Previdência Social tem sido a principal responsável pela sustentabilidade das economias locais e as prefeituras estariam quebradas se não fosse a previdência.

Segundo dados da Anfip, as transferências da Previdência ativam as economias locais, sendo a principal fonte de transferência de recursos para 70% dos municípios brasileiros. A Previdência Social reduz as desigualdades regionais, pois quanto mais baixo é o PIB do município, maior é a importância dos montantes pagos em benefícios para a economia local. Ou seja, os benefícios previdenciários promovem também o desenvolvimento econômico dos municípios”, calcula Santos.

Para a maioria dos municípios brasileiros, portanto, a Previdência não é um problema, mas sim uma solução. A Previdência Rural constitui hoje a principal fonte de rendimento das famílias rurais, tendo ultrapassado na última década os rendimentos advindos do trabalho na agricultura familiar e do trabalho assalariado. Em mais de 83,50% dos municípios brasileiros o pagamento de benefícios é superior à arrecadação previdenciária no próprio município, segundo estudo do auditor fiscal da Receita Federal Álvaro Sólon de França”, prossegue. “Ou seja, os prefeitos prometeram apoiar a reforma da Previdência em prejuízo da economia local da maioria dos municípios brasileiros e em troca receberão o privilégio de pedalar suas dívidas com a própria Previdência Social em até 260 meses, com redução de multas e juros. Afinal, quem é que sairá ganhando com esse negócio?”

A coluna arrisca uma resposta. De um lado, a situação de extrema penúria da maioria dos municípios; de outro, a quase total ausência de visão de longo prazo dos prefeitos. Felizmente, a reforma da Previdência subiu no telhado.

 

#Ocupe Brasília

As centrais sindicais esperam reunir 100 mil trabalhadores de todas as regiões na Marcha a Brasília, nesta quarta-feira.

 

Rápidas

A Facha – Faculdades Integradas Hélio Alonso realiza nesta quinta-feira, às 19h, a palestra “Os segredos da mente milionária”, com Leandro Marcondes, CEO da empresa Experiência de Sucesso, de treinamentos e palestras, e parceira, no Brasil, da Sucess Resources. Os participantes vão concorrer a uma inscrição gratuita no evento Milionaire Mind Intensive, de 9 a 11 de junho, no Centro de Convenções Sulamérica, no Centro do Rio. Inscrições: http://eventos.facha.edu.br/evento/281 *** O próximo Ciclo de Palestras Secovi do Grande ABC vai discutir “Corretor, qual é o seu perfil? Ele te traz sucesso?”, no dia 30, a partir das 18h30. Informações: [email protected] *** O espetáculo A Terceira Margem do Rio: a de Dentro completa sua temporada no Teatro Gonzaguinha, Centro do Rio de Janeiro, dias 26 e 27, às 19h30 *** Angela Souza, diretora do Instituto Nebari, realiza a palestra gratuita “Vamos falar sobre vendas”, no próximo dia 6, entre 20h e 21h, no Via Parque Shopping, Barra da Tijuca (RJ). Quem quiser se aprofundar pode fazer o treinamento (pago) “Eu posso! Habilidades para negociar e vender”, dia 10. Inscriçõesem https://goo.gl/vc2qYv

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Batendo palma para maluco dançar

CPI precisa ser ágil para não deixar governistas propagarem mentiras impunemente.

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Pacientes com Covid têm dificuldades a benefício por incapacidade

Nesta terça, Bolsonaro vetou PL aprovado pelo Congresso que dispensa carência do INSS para novas doenças.

Sauditas vêm visitar regiões cafeeiras do Brasil

Brasileiros convidaram os compradores árabes para visitar as lavouras locais no próximo ano.

Senado aprova MP que aumenta a tributação sobre lucro dos bancos

Como houve mudança no texto, medida volta à apreciação da Câmara.

Abertura de empresas cresceu 17,9% em março

Segundo Serasa, comércio alavancou alta do índice; MEIs registram aumento e representam a maior parte das empresas criadas.

Receita libera consulta a segundo lote de restituição do IR

Lote será o maior da história em valor e em número de contribuintes.