Tiro no pé

Nos jornais estrangeiros, as notícias sobre o Brasil nos últimos dias se resumem a um assunto: a falta de energia elétrica. Para a equipe econômica, que louva o deus mercado e o investidor estrangeiro, o estrago não poderia ser pior. Que empresa (que não seja fabricante de equipamentos para geração de energia) iria arriscar o dinheiro de seus acionistas numa aventura na escuridão tropical?

Candidato
Apesar de elogiar o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a vice-governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, não esconde que dará seu voto, na convenção nacional do Partido dos Trabalhadores, a Luís Inácio Lula da Silva para candidato à Presidência da República.

Sol
As grandes empresas de petróleo não querem deixar escapar a chance de serem gigantes também na área de energia renovável. A Shell criou uma empresa somente para isso; a BP (ex-British Petroleum) também está investindo no setor. No Brasil, a BR estará inaugurando este mês um posto que será abastecido por energia solar, no lugar da elétrica. O posto fica ao lado do Cenpes, centro de pesquisa da Petrobras junto ao Coppe, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Herança
Se o reino do simbólico sintetiza melhor sentimentos que o mundo do racional, o presidente FH pode se orgulhar de rebatizar a década de 90. Até então, conhecida como década desperdiçada pelo desempenho ainda mais medíocre que a chamada década perdida de 80, ela foi transformada por FH na década das trevas.

Vôo
O senador Osmar Dias (PSDB-PR) ameaçou deixar o partido caso o diretório do PSDB decida pela expulsão dele e do irmão, senador Álvaro Dias. Ele confirmou que está conversando com outros partidos, entre eles o PT, e que já recebeu um convite do PMDB para entrar na legenda. Osmar Dias disse que tem afinidade com os peemedebistas, mas que ainda não tomou sua decisão. Ele reiterou que não vai recuar de sua decisão de apoiar a CPI da Corrupção. “Qualquer cidadão brasileiro que estivesse no meu lugar faria o mesmo”. Anteontem, a executiva tucana decidiu dar um ultimato aos senadores e condicionou a permanência deles no partido à retirada de suas assinaturas do requerimento para a criação da CPI da Corrupção no Senado.

Golias
FH insiste em qualificar como covardia o discurso do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Approbato, em que este disse poucas e boas sobre o governo federal, durante a posse do ministro Marco Aurélio de Mello na presidência do Supremo. A covardia teria ocorrido por Approbato ter feito as críticas em uma cerimônia na qual FH não poderia retrucar. Depois disso, o presidente da República foi a dezenas de meios de comunicação disparar críticas contra o presidente da OAB. De televisões a jornais, nenhum órgão da grande imprensa negou espaço a FH. Afinal, onde está a covardia?

Encolheu
Antes que alguém acione o Conar, para as denunciar por propaganda enganosa, as instituições financeiras deveriam mudar o nome dos bancos 24 horas. Com o início do racionamento, os bancos são, no máximo, 16 horas.

Lá também
Não é só o “jurássico” governador Itamar Franco que ameaça ir à Justiça para recuperar as perdas com o apagão, provocadas pelo governo federal. Consumidores norte-americanos – em especial da Califórnia – também estudam ir aos tribunais para responsabilizar o Governo Bush pela falta de energia. A acusação é inércia e falha na fiscalização das geradoras e distribuidoras.

Intermediário?
Cinqüenta e um por cento do orçamento do Ministério do Meio Ambiente provêm de doações internacionais, que totalizam cerca de R$ 520 milhões. A revelação foi feita pelo correspondente da revista Executive Intelligence Review no Brasil Lorenzo Carrasco, em depoimento na CPI do Senado que investiga a ação das ONGs no Brasil. Carrasco estranha que a quantia corresponda ao mesmo valor destinada pelo ministério à rubrica “outros serviços, de terceiros ou a pessoas jurídicas”.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorParaíso
Próximo artigoContrabando

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás