Tiro no pé-sal

121

Apesar de a intenção declarada ser contrária, a oposição conservadora continua empenhada em ajudar o presidente Lula a eleger sua sucessora. Com raros países podendo se orgulhar de ter uma empresa com a capacidade e a grandeza da Petrobras, DEM, PSDB e PPS, que já tinham emplacado uma CPI contra empresa, agora, resolveram tentar impedir que a estatal assuma papel protagonista na exploração do pré-sal. Eles queriam entregar esse papel a quem? Às cinco grandes irmãs? Depois, não adianta o governador José Serra colocar boné da Petrobras no horário eleitoral para negar que pretenda privatizar a empresa.

Mal-agradecido
Pelo menos um lobista dos interesses das multinacionais do petróleo deveria moderar sua Petrobrasfobia. Afinal, se a estatal tivesse sido privatizada pelo tucanato, ele ainda estaria dando aulas em universidade pública e resmungando: “Aos 40 anos de idade ainda não tenho patrimônio”. Em economês, seu valor de mercado teria baixa liquidez e reduzido valor agregado.

Social
Os críticos à destinação de verbas do pré-sal para o setor social – alegando que o dinheiro dá muitas voltas, há desvios e não chega aonde é necessário – poderiam responder: melhor manter o sistema em que as riquezas vão para os bolsos de poucos, para dar suas voltinhas em iates pela Baía de Guanabara?

Explicações
Nesta quarta, o secretário estadual de Transportes do Rio, Júlio Lopes, explica ao presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, como opera o sistema de frenagem utilizado nos bondes de Santa Teresa. O conselho tem acompanhado de perto a questão desde acidente ocorrido no mês passado, no qual um dos bondes teria perdido os freios e uma passageira morreu.
Lopes deve outras explicações ao povo fluminense; por exemplo, por que a tarifa das barcas que fazem o trajeto Rio-Niterói aumentou duas vezes mais que a inflação, e isso apesar do péssimo serviço prestado.

Espaço Publicitáriocnseg

Pátio cheio
Vai até esta quarta-feira o leilão que o Detran-RJ começou na segunda, num total de 487 veículos. No primeiro dia de pregão, o valor médio por veículo foi de R$ 1.480. Informações nem www.stopelog.com.br/leilao.php
Desde o início do ano, o Detran apreendeu 7.656 veículos em operações de fiscalização. As principais irregularidades encontradas continuam sendo débitos de IPVA, com licenciamento anual atrasado ou em automóvel mau estado de conservação. O presidente do órgão, Fernando Avelino, informa que as blitzes chegarão ao interior do estado durante o feriadão da Independência.

Água e sabão
O ato de lavar as mãos não precisa mais do que água e sabão, recomendam o Ministério da Saúde e médicos ouvidos pela Agência Brasil. A higienização das mãos com o álcool gel, moda em tempos de gripe A, não é essencial na higienização das mãos para evitar a contaminação pelo vírus Influenza (H1N1). O álcool, mesmo em gel, aumenta o risco de acidentes.

Centenário de Euclides
O Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio) comemora, nesta quarta-feira, o centenário da morte de Euclides da Cunha, organizando duas palestras sobre a vida e a obra do autor de Os sertões. Na primeira, coordenada por Cláudio Aguiar, doutor pela Universidade de Salamanca e membro da Academia Carioca de Letras, será discutida a dimensão histórica e ideológica de Euclides. Na segunda, Paulo Roberto Pereira, doutor em Letras/UFRJ, fará uma síntese da visões do escritor sobre o Brasil. Com entrada franca, o evento será realizado na sede do Sinpro-Rio, na Rua Pedro Lessa 35/3º andar, com início às 18h.

Ameaça
Está prevista para esta quinta a publicação da portaria do Governo Lula que atualiza os índices de produtividade agrícola. O MST avisou que, se o governo não publicar, haverá reação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui