Todos contra um

104

A circulação dos jornais diários brasileiros atingiu, em 2003, 6,470 milhões de exemplares/dia, segundo a associação nacional do setor (ANJ). É pouco menos do que a metade do número de exemplares do jornal japonês Asahi Shimbun, o maior do mundo.

Suicídio
Desde 2001 vem diminuindo o número de exemplares de jornais diários no Brasil: 2,7% em relação a 2000; 9,10% em 2002 ante o ano anterior; e 7,2% em 2003. Boa parte dessa queda pode ser debitada à política econômica recessiva, que, de forma masoquista, é apoiada pela maioria dos “jornalões” brasileiros.

Batata x mandioca
A redução dos subsídios à batata na Europa deve abrir espaço para exportação de amido de mandioca para o Velho Mundo – o amido de batata é o maior concorrente do amido de mandioca no mercado europeu. Preparando-se para esse cenário, a associação brasileira que reúne os produtores do setor (Abam) comanda uma caravana que vai este final de semana conhecer o sistema de produção e exportação de amido de mandioca da Tailândia, maior produtor e exportador mundial. O Brasil produz mais mandioca que a Tailândia, na proporção de 22 milhões de toneladas/ano para 18 milhões de toneladas/ano.

Desafios iguais
O embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Collecott, respondeu à carta enviada pela governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, sobre a reportagem publicada pelo jornal inglês The Independent que tratou o Rio de Janeiro como “A cidade da cocaína e da carnificina”. Diplomaticamente, Collecott afirma reconhecer “os esforços das autoridades brasileiras para lidar com os desafios da segurança pública” e que seu país enfrenta os mesmos desafios. Disse ainda que o Reino Unido está determinado a apoiar as autoridades brasileiras nesses esforços, tanto que já tem um programa de cooperação com organizações governamentais e não-governamentais, de organização de cursos para policiais e de melhorias na administração penitenciária.

Espaço Publicitáriocnseg

Leitura
A Formiga e Eu (Caravansarai Editora) é o mais recente livro de Théo Drummond. O lançamento será nesta segunda-feira, às 19h30, no quiosque Arab da Lagoa (próximo ao Parque dos Patins).

Caravana uruguaia
Favorita para as eleições presidentes do Uruguai, com possibilidades de vencer ainda no primeiro turno, no próximo dia 31, a Frente Ampla (coligação que reúne a esquerda  e segmentos progressistas dos partidos tradicionais) lançou uma campanha para incentivar uruguaios que moram no exterior a votarem. Como o país não permite o voto nas suas embaixadas, eleitores da Frente Ampla residentes no Rio estão organizando caravanas de ônibus ao Uruguai. Dos R$ 15 mil necessários, o grupo já possui R$ 10 mil e está pedindo contribuições, até 20 de outubro, na conta 206-2 da agência 3179-8, do Bradesco. Resta torcer para Tabarez Vasquez, candidato a presidente pela Frente Ampla, não ser candidato a um novo Lula ou Lúcio Gutierrez, presidentes, respectivamente, de Brasil e Equador, convertidos ao neoliberalismo ao chegarem ao poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui