Todos querem sangue

  Após cada debate entre candidatos a cargos executivos, mídia e público se unem para reclamar que só há...

 

Após cada debate entre candidatos a cargos executivos, mídia e público se unem para reclamar que só há ataques entre os postulantes, e não se debate propostas. Não é bem assim. Para ficar em um exemplo, no programa da Band com os presidenciáveis, Ciro Gomes apresentou suas pautas sobre previdência e renegociação das dívidas dos consumidores. Este tema foi bem discutido no noticiário da semana, aprofundando a proposta do candidato do PDT, com questionamentos e apoios. O que ninguém pode esperar é um debate profundo em dois minutos – e, se houvesse tempo suficiente, o resultado seria quase 100% dos espectadores dormindo…

Há uma hipocrisia de público e mídia sobre os debates. Todos cobram propostas, mas repercutem nos dias seguintes os embates entre os candidatos.

JC Cardoso, de Beijing

Feriado nacional

A primeira semana de outubro é toda de feriado aqui, por conta do dia 1°, data da fundação da República Popular da China em 1949. Neste dia específico (que em 2018 cai numa segunda-feira), há uma mega parada militar na Praça Tianmen (centro geográfico de Pequim) no melhor estilo da abertura de Topázio (Topaz, de 1969), aquele que até hoje lembrado como tendo sido o pior filme de Hitchcock e que a nossa Eva Wilma agradece por não ter passado no teste para viver uma personagem cubana.

Gostaria muito de gravar umas imagens similares a estas, já que o evento é aberto ao público gratuitamente, mas eles falam que fica, por conta da data, uma megaconfusão na cidade e nos pontos turísticos do país. Dizem que fica cheio de chineses…

 

É isso aí

Primeiro dia em Liupanshi e chamam os visitantes para uma festa étnica de boas vindas. Você é recebido por um pessoal com roupa típica mais ou menos como eram os visitantes da Ilha da Fantasia e fica todo mundo dançando em volta da fogueira como se fosse festa junina. Várias etnias fazem isso e parece, assim dizem, que não tem conotação religiosa alguma, unicamente é o modo de dar boas vindas. Muita gente, como eu, não acerta o passo. E aí junta lourão, negão, moreno, ruivo, europeu, latino-americano, indiano, muçulmano, ateu, protestante, budista e chinês, todo mundo com as mais diferentes caras e roupas na tal festividade. Eu me senti num anúncio da Coca-Cola.

 

Xing ling

Xing é coração em mandarim. Zero é Ling, que, aliás, pode ser sobrenome também. É difícil a grafia, até para eles. Tanto que preferem usar o zero com a notação indo-arábica (e não a chinesa). Bom, o fato é que para falar “coração zero” você pronuncia xing ling.

 

Obrigatório

Chineses, argentinos, portugueses, mexicanos, bolivianos, cubanos, angolanos… Todos ficam surpresos ao saber que o voto é obrigatório no Brasil.

 

Tudo igual

Várias pessoas aqui já acharam que eu era da Itália. E que, quando eu falava português ou espanhol, estava falando italiano! Mas hoje a dona do mercadinho se superou. Perguntou se eu era alemão. Pelo sotaque, porque só comprava cerveja na sua loja e porque era “a cara” dos seus clientes alemães. E você achando que chinês e japonês é tudo igual…

 

Rápidas

A República Popular da China tornou-se o novo membro observador do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) *** A consultoria é uma porta que se abre para aqueles executivos que, agora maduros e experientes, muitos em transição de carreira, pretendem permanecer ativos. O consultor Luiz Affonso Romano, CEO do Laboratório da Consultoria, com apoio institucional da ABCO, programou para 20, 21 e 22 de agosto, a 21ª turma Porto Alegre, 75ª Brasil, do Curso de Desenvolvimento de Consultores. Inscrições e informações: [email protected] ou (51) 3377-2016 *** A Fiesp realizará, em parceria com a ABFintechs, o seminário “Fintechs – Novas Soluções Financeiras para seu Negócio”, nesta terça-feira, das 9h às 17h30, na sede da avenida Paulista *** No final de agosto, a cidade do Rio de Janeiro receberá mais uma edição do Gestão de Coach. Para mais informações: [email protected] *** O II Congresso Nacional de Direito Agrário será aberto pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, nesta quarta-feira, às 9h, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Inscrições em www.iabnacional.org.br/eventos

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Itaú Unibanco deixa administração da XP

Decisão foi tomada no último dia 23, após análise concorrencial e prudencial; cisão foi aprovada pelo Banco Central.

Abertura de mercado

Após fim de semana tenso, segunda é sempre de trégua, pela ausência de parlamentares em Brasília, quanto mais em período de recesso.

Covid: uma em cinco gestantes e puérperas mortas não tem acesso a UTI

Trabalhador que se recusa a tomar vacina contra a Covid-19 pode ser demitido por justa causa.

ENS abre inscrições de Curso para Habilitação de Corretores de Seguros

Inscrições começaram nesta segunda-feira.

Fitch:1ª emissão de debêntures da Rodovias do Brasil tem rating AA-

A Fitch Ratings atribuiu Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’ à primeira emissão, em série única, de debêntures da Rodovias do Brasil Holding S.A....